5 dicas de bem-estar durante a quarentena

Em meio à loucura e ao isolamento forçado, você precisa de manter-se são e produtivo. Como profissional autónomo, é provável que ainda esteja a trabalhar tanto (se não mais) do que antes da era COVID-19. Consequentemente, sem o copo do fim do dia ou aquele evento social para participar, é fácil estar à beira de “Eu mato o próximo que disser corona“, certo? Errado!

A solidão do empreendedorismo a solo pode até ser nova para si, mas garanto-lhe que vai sobreviver. Basta seguir as dicas de bem-estar e saúde, apresentadas abaixo e adicioná-las à sua rotina diária.

bem-estar



1. Tenha uma rotina matinal de autocuidado

Nos últimos dois anos tenho seguido a rotina da manhã de O Milagre da Manhã de Hal Elrod. E como tal rotina mudou a minha vida!

Basicamente, ele meio que criou os Life SAVERS ou salsavores de vida, que significam:

  • S de silêncio = meditação, respiração profunda, a técnica de relaxe 5,4,3,2,1
  • A de afirmações = dizer palavras positivas a si mesmo
  • V de visualização = visualizar o que realmente significa atingir os seus objetivos
  • E de exercício = mexa esse corpo! Isto significa exercício físico
  • R de leitura (read) = qualquer tipo de livro serve, incluindo os auditivos
  • S de escrever (scribe) =. escrever no diário, frases de agradecimento, descrição do seu dia

Eu pratico essas dicas de bem-estar matinal e sinto a diferença nos dias em que não as faço. Você tem a liberdade de adaptar ou distorcer este exercício como quiser. O importante é que tenha uma rotina matinal que o motive para o resto do dia. Lembre-se: comece o seu dia da mesma maneira que quer terminá-lo – feliz.


2. Trabalhe na sua relação com a comida

A forma como alimenta o seu corpo tem um efeito tremendo no seu desempenho profissional. Enquanto ninguém o vai julgar por ter desejo de McDonald’s (eu confesso que vou), aproveite ao máximo esta oportunidade para reunir a força de vontade para eliminar comida de plástico e cuidar do seu corpo, alimentando-se de comida saudável.

Comer emocional é uma coisa real e pode arruiná-lo. Cozinhe para si mesmo, experimente novos ingredientes e sabores, comece uma competição de alimentação saudável na quarentena com os seus amigos e familiares.

Você é o que come. Assim sendo, comprometa-se a comer melhor para melhorar o seu desempenho como empreendedor solo.


3. Alimente o seu cérebro

E por falar em desempenho, não vamos esquecer o seu belo cérebro. Pode escolher os métodos tradicionais, como ler livros de qualidade, assistir documentários ou mesmo jogar jogos desafiantes, como Monopólio e Cashflow.

Mas, se quiser tornar as coisas um pouco mais divertidas para o cérebro, algo tão simples quanto escovar os dentes com a mão não dominante ou pentear o cabelo para o lado oposto ao de costume, pode ser formigamento o cérebro.

Como não tem tempo para brincar com o seu cérebro nos dias corridos, faça-o agora. Não é como se fosse a lado algum, de qualquer forma.

dicas de bem-estar


4. Fortaleça as suas relações pessoais

Lembra-se daquele primo distante à quem prometeu pôr a conversa em dia há um mês. Certo, esta é a altura certa.

Eu mesma sei que, como empreendedora solo, as relações pessoais podem dar a sensação que atrapalham o nosso trabalho, especialmente se trabalhar em casa. Pode acabar dando ao seu trabalho uma atenção exclusiva e esquecendo os seus ente-queridos.

Sugestão: faça uma lista das pessoas que quer manter na sua vida e defina uma data e hora no seu calendário para entrar em contacto periodicamente. Não ignore o alarme (como eu)! Se o fizer, pode não ter outra quarentena para pôr a conversa em dia.


5. Desfrute de um hobby

Sim! Mime-se com uma sessão de auto-maquilhagem, tire o pó da sua PSP, leia uma série de livros, mergulhe em projectos de bricolage, enlouqueça com aquele livro de colorir, a escolha é sua! Solte a criança dentro de si. É a hora dela cuidar de si mesma!

Porém, não se esqueça de que é um adulto e defina um horário específico para que não falte às suas tediosas responsabilidades da vida adulta.

Agora já tem mais algumas ideias de como preencher os dias durante este tempo. Depois de tudo ter voltado ao normal, não vamos tomar os apertos de mão como garantidos e vamos corresponder o sorriso de cada estranho que passa por nós.

Espero que estas dicas de bem-estar lhe sejam úteis e que me diga quais incluirá na sua rotina.

E, já agora! Não se esqueça de ser feliz 😉

CONSULTORIA EXPRESS
A informação será transferida para o MailChimp ( + info )
O TEU NEGÓCIO TRANSFORMADO EM 1H. A oportunidade de partilhar os teus desafios de autonomia profissional, em busca de respostas que te possam ajudar. Os 30.000Kz mais bem investidos da tua vida!
O seu email será somente usado para os fins indicados.

You may also like...

5 Responses

  1. Edna Augusto diz:

    Parabéns pelo blog, dicas bastante simples e úteis! Continue o excelente trabalho!

  2. Tenho acompanhado os artigos do péssima infeliz e estão de parabéns.
    Estás dicas servem sempre para ajudar a ajustar o nosso comportamento durante este período mesmo para quem não é Solopreneur.

  3. This is awesome and super helpful. I took a lot away from it. Thank you! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *