5 infalíveis estratégias de marketing B2C

Existem muitos acrónimos no mundo empresarial. B2C – business-to-consumer (venda directa do negócio para o consumidor final), é uma das mais comuns, diferente do B2B – business-to-business (venda de negócio para negócio ou de empresa para empresa).

A definição de marketing B2C é qualquer actividade de marketing que ocorra entre uma marca ou empresa e um consumidor individual, que planeia utilizar o produto para uso pessoal. Por outras palavras, se vendes cursos on-line, não é esperado que os teus clientes os assistam numa sala de aula para consumo em massa.

Ler também: 6 passos para definires a tua estratégia de marketing digital nas redes sociais

novos clientes

Um exemplo de marketing B2C são os anúncios televisivos para produtos de consumo. Tu vês uma refeição particularmente saborosa num anúncio e decides experimentá-la na próxima vez que visitares o restaurante X ou Y.

No entanto, os produtos físicos não são os únicos tipos produtos quando se trata de marketing B2C. Também se pode comercializar produtos de Partilha de Conhecimento, desde cursos on-line a quotas de adesão a grupos (membership).

O objectivo subjacente a qualquer campanha de marketing B2C é convencer um potencial cliente a consumidor do teu produto/serviço. No entanto, muitas variáveis diferentes entram em jogo antes que a transacção final ocorra realmente. E é por isso que estou a partilhar diferentes estratégias de marketing B2C, que podes tentar para o teu negócio.

1. Conecta-te à nível humano com os potenciais clientes

Vamos começar com o marketing de conteúdo. Se estiveres focadx em construir relações com os teus potenciais clientes, tens de tratá-los como seres humanos – não como potenciais multicaixas que vão pagar pelos teus produtos/serviços.

Quer escrevas artigos em blogues ou publiques nas redes sociais, cria conteúdos que sejam fiéis à tua identidade. Comunica com pessoas a nível humano, quer partilhes a tua própria história ou estejas a ajudá-las a compreender as suas frustrações.

A ideia aqui é apresentares-te a ti próprio e ao teu negócio como uma solução para a dor que os teus clientes sentem pessoalmente.

Ler também: Como lidar com as emoções dos clientes

2. Organiza sorteios criativos e envolventes

novos clientes

Todo mundo adora um bom sorteio. A ideia de ganhar algo de graça é quase boa demais para ser verdade. Podes organizar um sorteio no teu blogue, nas redes sociais ou em qualquer outro lugar que te pareça apropriado.

Muitos empresários utilizam webinars para realizar sorteios. Dessa forma, aumenta-se a participação no webinar e ganha-se exposição através do sorteio. É essencial dar algo que o teu público-alvo considere valioso e que esteja relacionado com o teu negócio.

Ler também: Como definires a tua tribo

3. Acrescenta uma oferta gratuita em cada compra

Também conhecido como brinde, uma oferta gratuita por cada compra acrescenta ainda mais valor ao produto/serviço que vendes. Por outras palavras, permite às pessoas saberem que estão a receber algo extra sem terem de gastar mais dinheiro.

O brinde pode ser o que quiseres: um mini-curso que esteja relacionado com o teu negócio, um e-book ou ainda um caderno de exercícios que ajudará os teus clientes a tirar melhor partido dos teus serviços/produtos.

Eu, por exemplo, ofereço sessões gratuitas de acompanhamento a todos os meus coachees. Para mais informações, dá visita a página dos meus serviços.

4. Implementa programas/práticas de reconexão com antigos clientes

Trata-se de restabelecer a ligação com os clientes que se conectaram ao teu negócio no passado. É particularmente relevante para o marketing B2C. Tenta enviar mensagens, e-mails ou mesmo telefonar-lhes, se puderes. Pergunta-lhes como estão e não os pressiones a comprar nada. Foca-te em restabelecer a ligação com a pessoa.

5. Cria programas de adesão (membership)

b2c

Pensa num programa de adesão como uma forma de recompensa. Encoraja os teus clientes a interagir com o teu negócio para que possam aumentar os níveis de filiação.

Também chamado programa de fidelidade, um programa de adesão combina competitividade e recompensas. À medida que os clientes aumentam os níveis de filiação, ganham acesso a mais recompensas, o que melhora relação deles com o teu negócio.

Conclusão

As estratégias de marketing B2C ajudam a preparares-te para as vendas, a antecipar respostas, e a acompanhar o progresso. Todos estes três factores podem aumentar o sucesso das tuas campanhas de marketing.

É por isso que recomendo que explores o maior número possível de canais e estratégias de marketing B2C. Familiariza-te com a forma como funcionam e o que devem alcançar. Usa os teus indicadores de desempenho para acompanhar o teu progresso, para fazer os ajustes necessários e para seres um(a) péssimo(a) infeliz no final de tudo isso ;).

SESSÃO DE LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES
A informação será transferida para o MailChimp ( + info )
Gostaria de marcar uma sessão de avaliação para saber como tirar a minha ideia de negócio do papel ou tornar o meu actual negócio sustentável
O teu email será somente usado para os fins indicados.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *