5 livros que alimentaram a empreendedora em mim

Como profissional autónomo, sabe que aprender é a sua vantagem competitiva. Refiro-me à experiências de aprendizagem ávida e deliberada, aquelas que pelas quais busca ansiosamente.

Cada um tem o seu processo de aprendizagem favorito. Eu adoro livros por uma infinidade de razões. Geralmente são mais acessíveis e consomem menos tempo do que os cursos, deixam muito espaço para a imaginação, dão o silêncio necessário para absorver o que se está a aprender, só para citar algumas das minhas razões.

Portanto, sem nenhuma ordem em particular, confira a lista de livros que alimentaram a empreendedora em mim:


1. Pai rico, pai pobre

empreendedora

Pai rico, pai pobre foi o primeiro livro na minha vida que realmente desafiou o que eu considerava riqueza e como obtê-la. A perspectiva a partir da qual Kiyosaki fala sobre riqueza fez-me repensar a minha definição da mesma.

Uma observação interessante foi o facto de Kiyosaki expor o sistema educacional como uma escola para aqueles que só sabem como seguir, o que pode não ser necessariamente uma coisa má, mas se você quer obter algo diferente tem de fazer algo diferente. E este é o livro em que vai descobrir “algo diferente” para pensar.

Através das lições com o pai rico, o autor fala sobre rendimentos activos e passivos, que foram termos completamente novos para mim. Foi a primeira vez que ouvi dizer que casa e carro não são investimentos. Além disso, sabia que os ricos têm vantagens fiscais, se souberem usá-las? Gostaria de saber o que são verdadeiros investimentos? Então este é o livro que eu recomendaria para si.


2. Comece pelo mais difícil

Acredita-se que o título original deste livro (grosseiramente traduzido do inglês é “engula esse sapo”) tenha sido inspirado pela citação de Mark Twain:

“Engula um sapo vivo logo pela manhã e nada pior lhe acontecerá pelo resto do dia.”

Que quer dizer, faça a coisa mais difícil primeiro e o resto do seu dia correrá lindamente. Sentir-se-á mais motivado a fazer o resto, porque o pior já passou.

Portanto, o principal objectivo deste livro é ajudá-lo a parar de protelar. Para isso, primeiro tem de evitar a falta de clareza e incerteza. Você deve saber exactamente o que quer e o que tem de fazer para alcançar os seus objectivos e avançar com confiança.

Brian Tracy ilustra uma forma de o leitor estabelecer os seus objectivos num formato que se tornou no meu quadro de sonhos anual. Consiste em listar os seus objectivos por áreas, tais como relacionamento, contribuição social, saúde, entre outras. Em seguida, você os divide em mini-objectivos, tornando o seu trabalho mais fácil e prático.

No final, aprendi a definir os meus objectivos, esboçar um plano de acção eficaz, identificar os meus pontos fortes e fracos e saber que meta contribuirá mais para as minhas ambições a longo prazo.

Pode ver porquê que este livro alimentou a empreendedora em mim e porquê que você deveria lê-lo ontem! Já agora, baixe o seu template do quadro de sonhos inscrevendo-se no formulário abaixo.


3. Encontre o seu porquê

empreendedora

Este livro foi definitivamente o primeiro que me desafiou a ir mais fundo na razão pela qual escolhi tornar-me numa profissional autónoma, culminando na empreendedora individual que tenho desenvolvido.

Antes de lê-lo, eu estava muito mais focada no que queria ganhar com a realização dos meus objectivos. O livro obrigou-me a rebuscar o passado, de certa forma, e a estudar as minhas motivações principais.

Ele orienta-o no processo de identificação da sua motivação principal para fazer o que faz e depois na definição dos seus objectivos, com o ‘porquê’ em mente. Isso definitivamente ajudou-me a dar uma forma muito mais clara aos meus objectivos e agir de acordo com eles.

É um guia prático, com múltiplos exercícios para fazer sozinho ou com alguém que o ajudará a ver-se de um ponto de vista imparcial. Assim sendo, este é um livro que me fez começar a pensar no porquê que queria ser uma empreendedora individual e criou uma base sólida para a minha escolha de carreira.


4. Como criar um novo EU

Este livro expandiu a minha mente. O autor, Dr. Dispenza, escreve sobre a premissa de que todos nós, sem excepção, somos capazes de formar uma nova realidade pessoal, que é basicamente uma nova personalidade.

Essa foi uma afirmação muito forte que ecoou em mim porque neste livro ele apoia-se na ciência para explicar o que acontece no nosso cérebro. Ele explica em detalhe o que acontece com o nosso cérebro nos diferentes estados e experiências pelas quais ele passa.

Usando isso como base, o livro transita para as formas como podemos aplicar os conselhos na vida real, nas actividades diárias e como realmente obter os resultados esperados. No final, é tudo uma questão de meditação.

A meditação é o maior segredo que o livro revela, e explica o que ela faz ao nosso cérebro como forma de criar novas linhas de pensamento, novos objectivos e uma nova personalidade. Com as nossas intenções somos capazes de executar novas acções que trarão melhores resultados.

É um belo livro na forma como está escrito e é muito esclarecedor na sua ideia. A ideia que não importa de onde você venha, só importa para onde quer ir e o que estás a fazer para lá chegar.


5. A Cabra da minha mãe

empreendedora

O que eu mais gosto neste livro é que foi escrito por um autor africano que falou directamente para o seu público. Pela primeira vez na minha vida, pude ler um livro sobre dinheiro, como adquirir e gerir riqueza, num contexto africano.

Foi muito inspirador conhecer toda a história de Ricardo Kaniama (o Kiyosaki africano), especialmente a forma como as acções da sua mãe (uma empreendedora nata) o inspiraram a construir a sua própria fortuna. É basicamente a história de como sua mãe conseguiu manter uma cabra, que seria a principal fonte de sobrevivência para toda a família, após a morte do pai do autor.

A Cabra da Minha Mãe é um argumento sólido quando dizemos que a aquisição de riqueza depende apenas da sua mentalidade e visão de vida. Tudo o que precisa de fazer é ter uma visão e trabalhar incansavelmente para materializá-la.

Kaniama quebra o tabu do dinheiro no contexto africano onde, na maioria das vezes, as pessoas tendem a se esconder dele e a deixá-lo escravizar as suas mentes e o seu comportamento. Ele dá exemplos da vida real para aniquicar as falsas desculpas usadas: “não tenho dinheiro suficiente, preciso de mais dinheiro, tenho uma família para alimentar, sou casado, não tenho parente rico, etc.”.

Recomendo vivamente este livro para qualquer angolano que esteja interessado em encontrar o caminho para a abundância financeira, em particular, se quiser alimentar o empreendedor em si e ensiná-lo a ‘fazer as coisas acontecer’.

Para me tornar empreendedora, tive de aprender a desconstruir pensamentos e ideias limitadoras para construir pontes e ver oportunidades em obstáculos. É aí que estes e muitos outros livros que li foram vitais, unidos à vontade de agir e implementar o que aprendo em cada um deles.

Se quiser ser um profissional, empreendedor ou mesmo ser humanos de sucesso, tudo que tem de fazer é escolher um desses livros para ler e começar a sua jornada, à caminho da melhor versão de si mesmo.

Enquanto isso, não se esqueça de ser um péssimo infeliz.

SESSÕES DE MENTORIA
A informação será transferida para o MailChimp ( + info )
QUER SER UM PROFISSIONAL INDEPENDENTE E NÃO SABE COMO? Sessões de mentoria para Profissionais Autónomos em Setembro de 2020. 4 sessões colectivas de 1h, 8 participantes/grupo, exercícios práticos, ferramentas de trabalho, acesso exclusivo à Comunidade de Profissionais Autónomos e muito mais!
O seu email será somente usado para os fins indicados.

You may also like...

4 Responses

  1. Cassia Carmo diz:

    Gostei muito da forma como falaste dos livros, e prometi a mim mesma que vou ler um deles no próximo mês. Conheço “Pai Rico, Pai Pobre” e tenho recebido imensas recomendações do “Start with Why”, por isso acho que vou começar por aí

    • Péssima Infeliz diz:

      Gosto mesmo muito de livros e estou muito feliz por ter ‘resgatado’ o hábito da leitura. Quando leres um dos livros na lista, deixa aqui a tua opinião. Bjo

  2. Helder Vicente diz:

    Great recommendations. I have read two from your list. I have Kaniama’s book and I can tell that he describes the context in a pure African way.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *