5 passos para definir os seus objectivos profissionais

Na minha fresca carreira como mentora, consultora e coach, raras são as vezes que me deparo com autónomos ou aspirantes a que tenham os seus objectivos profissionais bem definidos.

Isso deve-se a inúmeros factores, mas um resultado comum é a frustração e desmotivação. Com isso em mente, criei o Alicerces de Platina – programa de mentoria colectiva – para aqueles que estão dispostos a investir tempo e dinheiro para eliminar este problema.

Porém, não me podia limitar a eles e decidi partilhar abaixo um pouco do que sei que funciona para ajudá-lo nessa definição de objectivos.

1.Defina os seus objectivos pessoais

objectivos profissionais

“Quem sou eu?”, “De onde venho?”, “Para onde quero ir?”. Parecem perguntas filosóficas e de quem tem muito tempo, mas são a base da sua definição como ser humano e, consequentemente, do negócio que quer construir para si.

Saiba que é primordial que perceba primeiro qual é a sua principal motivação (para além de comer e ganhar dinheiro), pois isso é que tornará o seu negócio sustentável. Vai manter-se focado, motivado e determinado no alcance dos seus objectivos profissionais porque a sua raiz estará bem assente.

Uma dica para “desvendar o seu porquê” é o exercício dos 7 porquês, de que falo aqui, criado por Dean Graziozi em Hábitos Milionárias.

2. Oiça o que o espelho tem para lhe dizer

autoconhecimento

O autoconhecimento é a arma mais poderosa que o ser humano possui. Talvez seja por isso que assuste tantos de nós. Porém, se se conhecer melhor, tomará decisões mais realistas e bem definidas, pois serão baseadas no seu próprio histórico e crença pessoais.

Autoavalie-se e permita que quem o conhece participe nesse processo. Pergunte aos seus em que áreas eles acham que você brilha e em que áreas precisa de melhorar.

A definição do que queremos é um reflexo de quem somos.

3. Ponha tudo no papel

apontamentos

Pesquisas indicam que escrever à mão pode ser lhe ajudar a memorizar mais informação, mas na era digital ninguém o vai condenar por preferir ter os seus apontamentos no seu amado laptop. O importante aqui é que ganhe o hábito de registar os factos e ideias relevantes sobre si e para o seu negócio.

Comece por apontar os seus planos, só para que eles saiam da sua cabeça e ganhem espaço no plano tridimensional da vida. Se preferir, adopte o hábito de escrever diariamente. Enumere os seus objectivos profissionais à medida que eles forem se tornando mais claros e não dispense nenhum deles até executar o próximo passo.

4. Use uma ferramenta de avaliação dos seus objectivos profissionais

objectivos profissionais

Como é que vai saber se os seus objectivos são realistas ou somente fruto da sua fértil imaginação? Como é que vai poder implementá-los, testá-los e fazê-los desejáveis ao público-alvo?

Essas e muitas outras questões são respondidas por ferramentas como a SMART – Specific, Measurable, Achievable, Relevant and Time -, que significa em português Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal. Esta ferramenta de avaliação de objectivos defende que os seus objectivos profissionais têm de ter todas as características acima mencionadas para serem exequíveis e terem mais chances de sucesso.

5. Consulte um segundo par d’olhos

objectivos profissionais

Perca o medo da exposição ou mesmo do ridículo e partilhe os seus objectivos profissionais com alguém em quem confie e que lhe dê uma opinião honesta e construtiva.

Isso será muito útil para que ponha as coisas em perspectiva, porque se quer vender um produto ou serviço, precisa de começar a entrar na cabeça dos seus futuros clientes. Veja essa pessoa como um potencial cliente e receba as suas sugestões e questões de peito aberto.

Leia também: Coach profissional – Porquê que o seu negócio autónomo precisa de um

Conclusão

A definição do ser profissional é nula se antes não definirmos o ser humano. É crucial saber que capacidades tem (e as que não tem também) para alavancar os seus objectivos profissionais e por isso é que criar um registo vai lhe dar um histórico mais fiável.

Não se esqueça de sempre se autoavaliar e testar as suas ideias, seja de forma individual como com a assistência de outrem, pois vivemos em sociedade e precisamos dos outros hoje tanto quanto precisávamos na idade da pedra.

Espero que esses passos lhe sejam úteis e não se esqueça de ser um péssimo infeliz.

CONSULTORIA EXPRESS
A informação será transferida para o MailChimp ( + info )
O SEU NEGÓCIO TRANSFORMADO EM 1H. A oportunidade de partilhar os seus desafios de autonomia profissional, em busca de respostas que lhe possam ajudar. Os 5.000Kz mais bem investidos da sua vida!
O seu email será somente usado para os fins indicados.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *