5 passos para definires os teus objectivos em 2021

Depois de um 2020 aos solavancos e preenchido de incertezas, queremos todos ter a sensação de recomeço e controle sobre as nossas vidas. E que forma melhor de fazer isso do que definir objectivos de uma maneira realista e consciente?
Sem mais delongas, seguem 5 passos para definires os teus objectivos em 2021 – ano dois da pandemia:
1. Define claramente o teu objectivo
Parece óbvio, mas a maior parte de nós não vai à fundo o suficiente quando diz que o seu sonho é “ser um profissional autónomo”. Para que definas melhor o que queres, desafia-te a ser específico, a descrever detalhadamente o que queres, analisar rapidamente os pros e cons e dedica até algum tempo a pesquisar quem já o atingiu ou como atingi-lo mais rápido.
Ao invés de dizeres que queres tornar-te um profissional autónomo, diz que queres tornar-te um Mentor de integração cultural e faz a tua pesquisa.
Lê também: Como definir objectivos profissionais
2. Estabelece a tua meta

A meta nada mais é do que um número que te vai ajudar a perceber quão perto ou longe estás de alcançar o teu objectivo. Isto é: qual é o teu número? Em quanto tempo queres alcançar o objectivo X ou Y?
Metas são importantes porque servem como barómetro em momentos de escuridão e motivadores em momentos de felicidade. Porém, não deixes que a tua meta seja a tua prisão. Faz dela a tua bússola.
3. Define a tua moeda de troca
O quê que estás disposto a dar em troca do alcance do teu objectivo? O quê que te comprometes a fazer ou deixar de fazer?
Talvez não te tenhas dado conta, mas tens a moeda mais valiosa do mundo na mesma quantidade que o Bill Gates, o JLo e o teu vizinho – tempo! Todos nós temos 24h horas no dia e esquecemo-nos de trocá-las de forma inteligente.
Quando decidires comprometer-te com um objectivo, lembra-te que precisarás de investir dinheiro, energia e, sempre, tempo!
4. Escolhe a imagem que representa o teu sonho

Se voltarmos à ideia de ser um profissional autónomo, o quê que mais te motiva nesse cenário?
Digamos que ‘Liberdade’ seja a tua motivação principal. De que tipo de liberdade estamos a falar? Liberdade de estilo, para poderes trabalhar de pijama; liberdade de locomoção, para teres a “laptop lifestyle”; ou liberdade de escolha, para poderes dizer ‘não’ àquele cliente com pouca educação.
Define para ti o que representa a materialização do alcance do teu objectivo, imprime essa imagem e faz dela o teu motivador matinal.
5. Diverte-te e desafia-te simultaneamente
Para já, não aconselho ninguém a definir 50 objectivos em 2021, mas reconheço que, dependendo do grau de dificuldade do objectivo, cada um há-de encontrar o seu número perfeito.
O que te aconselho a fazer é ter uma mistura equilibrada de objectivos divertidos e objectivos desafiantes. Por exemplo, um Mentor de imersão cultural pode querer aprender a falar inglês em 6 meses (desafiante) e ler 5 estórias infantis em inglês (divertido).
Se precisares de ajuda para definir os teus objectivos, eu posso ajudar-te. Contacta-me aqui.
Conclusão
Definir objectivos e fazer planos exige comprometimento, investimento de tempo, disciplina e um pouco de bom humor para não se enlouquecer no caminho, principalmente em 2021. Porém, lembra-te que este exercício é a manifestação concreta das tuas intenções e construção do teu futuro, que demonstra quão preparado estás para lutar pelos teus sonhos.
Nesse percurso, não te esqueças de ser um (a) péssimo (a) infeliz.