5 passos para definires os teus objectivos em 2021

2021

Depois de um 2020 aos solavancos e preenchido de incertezas, queremos todos ter a sensação de recomeço e controle sobre as nossas vidas. E que forma melhor de fazer isso do que definir objectivos de uma maneira realista e consciente?

Sem mais delongas, seguem 5 passos para definires os teus objectivos em 2021 – ano dois da pandemia:

1. Define claramente o teu objectivo

Parece óbvio, mas a maior parte de nós não vai à fundo o suficiente quando diz que o seu sonho é “ser um profissional autónomo”. Para que definas melhor o que queres, desafia-te a ser específico, a descrever detalhadamente o que queres, analisar rapidamente os pros e cons e dedica até algum tempo a pesquisar quem já o atingiu ou como atingi-lo mais rápido.

Ao invés de dizeres que queres tornar-te um profissional autónomo, diz que queres tornar-te um Mentor de integração cultural e faz a tua pesquisa.

Lê também: Como definir objectivos profissionais

2. Estabelece a tua meta

Objectivos 2021

A meta nada mais é do que um número que te vai ajudar a perceber quão perto ou longe estás de alcançar o teu objectivo. Isto é: qual é o teu número? Em quanto tempo queres alcançar o objectivo X ou Y?

Metas são importantes porque servem como barómetro em momentos de escuridão e motivadores em momentos de felicidade. Porém, não deixes que a tua meta seja a tua prisão. Faz dela a tua bússola.

3. Define a tua moeda de troca

O quê que estás disposto a dar em troca do alcance do teu objectivo? O quê que te comprometes a fazer ou deixar de fazer?

Talvez não te tenhas dado conta, mas tens a moeda mais valiosa do mundo na mesma quantidade que o Bill Gates, o JLo e o teu vizinho – tempo! Todos nós temos 24h horas no dia e esquecemo-nos de trocá-las de forma inteligente.

Quando decidires comprometer-te com um objectivo, lembra-te que precisarás de investir dinheiro, energia e, sempre, tempo!

4. Escolhe a imagem que representa o teu sonho

Visualização

Se voltarmos à ideia de ser um profissional autónomo, o quê que mais te motiva nesse cenário?

Digamos que ‘Liberdade’ seja a tua motivação principal. De que tipo de liberdade estamos a falar? Liberdade de estilo, para poderes trabalhar de pijama; liberdade de locomoção, para teres a “laptop lifestyle”; ou liberdade de escolha, para poderes dizer ‘não’ àquele cliente com pouca educação.

Define para ti o que representa a materialização do alcance do teu objectivo, imprime essa imagem e faz dela o teu motivador matinal.

5. Diverte-te e desafia-te simultaneamente

Para já, não aconselho ninguém a definir 50 objectivos em 2021, mas reconheço que, dependendo do grau de dificuldade do objectivo, cada um há-de encontrar o seu número perfeito.

O que te aconselho a fazer é ter uma mistura equilibrada de objectivos divertidos e objectivos desafiantes. Por exemplo, um Mentor de imersão cultural pode querer aprender a falar inglês em 6 meses (desafiante) e ler 5 estórias infantis em inglês (divertido).

Se precisares de ajuda para definir os teus objectivos, eu posso ajudar-te. Contacta-me aqui.

Conclusão

Definir objectivos e fazer planos exige comprometimento, investimento de tempo, disciplina e um pouco de bom humor para não se enlouquecer no caminho, principalmente em 2021. Porém, lembra-te que este exercício é a manifestação concreta das tuas intenções e construção do teu futuro, que demonstra quão preparado estás para lutar pelos teus sonhos.

Nesse percurso, não te esqueças de ser um (a) péssimo (a) infeliz.

SESSÃO DE LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES
A informação será transferida para o MailChimp ( + info )
Gostaria de marcar uma sessão de avaliação para saber como tirar a minha ideia de negócio do papel ou tornar o meu actual negócio sustentável
O teu email será somente usado para os fins indicados.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *