5 passos para definires os teus objectivos em 2021

2021

Depois de um 2020 aos solavancos e preenchido de incertezas, queremos todos ter a sensação de recomeço e controle sobre as nossas vidas. E que forma melhor de fazer isso do que definir objectivos de uma maneira realista e consciente?

Sem mais delongas, seguem 5 passos para definires os teus objectivos em 2021 – ano dois da pandemia:

1. Define claramente o teu objectivo

Parece óbvio, mas a maior parte de nós não vai à fundo o suficiente quando diz que o seu sonho é “ser um profissional autónomo”. Para que definas melhor o que queres, desafia-te a ser específico, a descrever detalhadamente o que queres, analisar rapidamente os pros e cons e dedica até algum tempo a pesquisar quem já o atingiu ou como atingi-lo mais rápido.

Ao invés de dizeres que queres tornar-te um profissional autónomo, diz que queres tornar-te um Mentor de integração cultural e faz a tua pesquisa.

Lê também: Como definir objectivos profissionais

2. Estabelece a tua meta

Objectivos 2021

A meta nada mais é do que um número que te vai ajudar a perceber quão perto ou longe estás de alcançar o teu objectivo. Isto é: qual é o teu número? Em quanto tempo queres alcançar o objectivo X ou Y?

Metas são importantes porque servem como barómetro em momentos de escuridão e motivadores em momentos de felicidade. Porém, não deixes que a tua meta seja a tua prisão. Faz dela a tua bússola.

3. Define a tua moeda de troca

O quê que estás disposto a dar em troca do alcance do teu objectivo? O quê que te comprometes a fazer ou deixar de fazer?

Talvez não te tenhas dado conta, mas tens a moeda mais valiosa do mundo na mesma quantidade que o Bill Gates, o JLo e o teu vizinho – tempo! Todos nós temos 24h horas no dia e esquecemo-nos de trocá-las de forma inteligente.

Quando decidires comprometer-te com um objectivo, lembra-te que precisarás de investir dinheiro, energia e, sempre, tempo!

4. Escolhe a imagem que representa o teu sonho

Visualização

Se voltarmos à ideia de ser um profissional autónomo, o quê que mais te motiva nesse cenário?

Digamos que ‘Liberdade’ seja a tua motivação principal. De que tipo de liberdade estamos a falar? Liberdade de estilo, para poderes trabalhar de pijama; liberdade de locomoção, para teres a “laptop lifestyle”; ou liberdade de escolha, para poderes dizer ‘não’ àquele cliente com pouca educação.

Define para ti o que representa a materialização do alcance do teu objectivo, imprime essa imagem e faz dela o teu motivador matinal.

5. Diverte-te e desafia-te simultaneamente

Para já, não aconselho ninguém a definir 50 objectivos em 2021, mas reconheço que, dependendo do grau de dificuldade do objectivo, cada um há-de encontrar o seu número perfeito.

O que te aconselho a fazer é ter uma mistura equilibrada de objectivos divertidos e objectivos desafiantes. Por exemplo, um Mentor de imersão cultural pode querer aprender a falar inglês em 6 meses (desafiante) e ler 5 estórias infantis em inglês (divertido).

Se precisares de ajuda para definir os teus objectivos, eu posso ajudar-te. Contacta-me aqui.

Conclusão

Definir objectivos e fazer planos exige comprometimento, investimento de tempo, disciplina e um pouco de bom humor para não se enlouquecer no caminho, principalmente em 2021. Porém, lembra-te que este exercício é a manifestação concreta das tuas intenções e construção do teu futuro, que demonstra quão preparado estás para lutar pelos teus sonhos.

Nesse percurso, não te esqueças de ser um (a) péssimo (a) infeliz.

CONSULTORIA EXPRESS
A informação será transferida para o MailChimp ( + info )
O SEU NEGÓCIO TRANSFORMADO EM 1H. A oportunidade de partilhar os seus desafios de autonomia profissional, em busca de respostas que lhe possam ajudar. Os 5.000Kz mais bem investidos da sua vida!
O seu email será somente usado para os fins indicados.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *