5 razões convincentes para ser freelancer

Já dissemos que a carreira de freelancer é desafiante e que exige determinação e uma pontinha de loucura. No último artigo, falei sobre porquê que ser um profissional independente não é para todos e lhe dei um banho de realidade.

Se depois de o ter lido ainda não se sente desanimado para tentar uma carreira como freelancer, neste artigo vou enumerar as cinco razões pelas quais deve tentar freelancing, mesmo que esteja a quilómetros de distância de ser o paraíso.

Sem mais delongas, veja a lista abaixo.


1. É um trabalho que pode ser feito por uma única pessoa

freelancer

Você é que manda! Você é o empregado e provavelmente todos os funcionários do negócio. Isso significa que está no controle, toma as decisões e não precisa necessariamente de discuti-las com ninguém, a menos que queira ter uma sessão de brainstorming com alguém que acha que pode ser útil. Tem a oportunidade de dar a forma desejada ao seu serviço ou produto. Ou seja, você faz as suas próprias regras, cria os seus próprios processos e procedimentos e decide para quem trabalhar e como fazê-lo.


2. Pode começar como uma micha (renda extra)

Como é tão flexível e simples de começar, você não precisa de deixar o seu emprego actual para fornecer serviços freelance. Pode trabalhar aos fins-de-semana, durante as férias e tentar perceber quanto é que poderia ganhar.

E como as oportunidades de freelance tendem a ser de baixo custo, quando se trata de investimento inicial, o risco é muito baixo. Aproveite esta oportunidade para testar os seus serviços ao cliente, as suas relações com o cliente e as suas competências de gestão.


3. Liberdade de movimento

freelancer

Não tem de se locomover de casa, pra o escritório. Você pode trabalhar de onde quiser, desde que tenha as condições para fazer o seu trabalho. Aproveite a oportunidade para se preparar e organizar o seu espaço de trabalho como desejar.

Imagine ser capaz de trabalhar à beira-mar enquanto desfruta de um cocktail. É real, como freelancer essa poderá ser a sua realidade.


4. Ganhos ilimitados

No seu livro, Guia do Pai rico – Antes de deixar o seu emprego Robert Kiyosaki conta a história de um coach freelancer que tinha de negociar muito as suas tarifas, até que teve a louca ideia de aumentá-las drasticamente. Ele diz que nunca mais teve que lutar para ser pago o que merecia.

Não estou a dizer que devia aumentar as suas tarifas sem razão nenhuma. O que estou a tentar ilustrar é como é fácil para si tomar a decisão de apenas mudar os seus preços e cobrar o que acredita ser justo. Num piscar de olhos.

Além disso, pode ter ganhos hipoteticamente ilimitados, tanto de acordo com o quanto está disposto a trabalhar como com o quanto quer cobrar pelos seus serviços.


5. Liberdade para mudar

opções de carreira

Bem, eu comecei como tradutora freelancer, depois decidi dedicar mais tempo à interpretação. Tudo isso enquanto trabalhava como produtora de conteúdo. De momento, sou consultora de negócios para profissionais autónomos.

Deve ter notado algumas mudanças na minha carreira. Apesar de a maioria delas serem bastante próximas na sua natureza (relacionadas com comunicação), ainda assim foram diferentes. Poder-se-ia até dizer que eu estava a tentar descobrir a minha verdadeira paixão como freelancer.

No entanto, é isso que o freelancing lhe permite fazer – definir o seu próprio caminho e testar as águas.

No meu livro – FREE-lancing – exploro todos esses caminhos e falo sobre os prós e contras da vida de freelancer, dando mais exemplos de como superar as partes más para aproveitar ao máximo as boas.

Por favor, diga-me se essas razões serão convincentes o suficiente para se converter ao freelancing. Obrigada por ler e não se esqueça de ser um péssimo infeliz.

SESSÕES DE MENTORIA
A informação será transferida para o MailChimp ( + info )
QUER SER UM PROFISSIONAL INDEPENDENTE E NÃO SABE COMO? Sessões de mentoria para Profissionais Autónomos em Setembro de 2020. 4 sessões colectivas de 1h, 8 participantes/grupo, exercícios práticos, ferramentas de trabalho, acesso exclusivo à Comunidade de Profissionais Autónomos e muito mais!
O seu email será somente usado para os fins indicados.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *