5 tarefas primordiais para a saúde do seu negócio
Como profissional autónomo, sabe que tem nas suas mãos a gestão integral o seu negócio. Isso significa que você acumula funções e com isso as tarefas multiplicam-se. Consequentemente, a exigência de ter alguns tipos de competências é maior para a implementação bem-sucedida das tarefas de gestão.
Há muitas tarefas que terá de realizar na sua rotina diária de trabalho, cujo objectivo é trazer eficácia e eficiência ao seu negócio.
Sem mais delongas, aqui estão as 5 tarefas primordiais para a saúde do seu negócio
Tarefa 1: Planeamento

O planeamento é uma das tarefas diárias mais importantes do empreendedor, pois é na execução dele que se planeia o futuro do negócio e pensa-se em todas as actividades futuras que devem ser realizadas.
Se dedicar o seu tempo a planear as suas reuniões ou parcerias, não pode prescindir da marcação das suas actividades. É precisamente por isso que deve ter uma agenda e acostumar as pessoas que interagem consigo a respeitar o seu tempo.
Quando tem um único lugar onde pode ver os seus horários e eventos importantes, ganha clareza sobre a forma de passar o seu dia, permitindo-lhe um melhor desempenho no seu negócio.
Considere usar também uma agenda online, para que possa enviar convites aos participantes das suas reuniões e também para que recebam lembretes algumas horas antes.
Tarefa 2: Previsão do Futuro

A previsão é outra tarefa primordial que fornecerá uma imagem de como será o futuro do ponto de vista empresarial.
Esta tarefa é muito importante porque se a implementar da forma correcta, terá uma visão clara para o futuro. De tal forma, poderá preparar-se melhor para esse futuro.
Tarefa 3: Organização
Sem um certo nível de organização, o seu negócio existirá no caos. Organizar é uma tarefa que fará com que todas as áreas do seu negócio funcionem como um todo.
Diferente do planeamento, a organização permite-lhe tirar os planos do papel e dar o primeiro passo em direcção à sua realização. Na prática, significa comprometer-se com que planificou.
Por exemplo, se no seu planeamento escreveu “criar material de marketing digital”, na organização vai marcar na sua agenda quantas publicações para o Instagram vai programar, em que dia e hora.
Tarefa 4: Negociar

Outra tarefa primordial é a negociação. A negociação exige que você tenha bem definidos os termos e condições de trabalho. Isto é, saiba o seu valor e determine o mínimo aceitável pelo que vai oferecer.
Quanto melhor souber defender o valor do seu negócio, maior será a percepção de valor que os seus clientes terão sobre os seus produtos ou serviços.
Tarefa 5: Delegar
Delegar é reconhecer que não podemos fazer tudo e que podemos contar com outras pessoas para fazer algumas das nossas tarefas, mesmo como autónomos. Eu mesma ainda estou a aprender a priorizar e partilhar, pois quando se tem um negócio solo, retém-se um controlo que é difícil soltar.
Visite a página Comunidade Autónoma
Pessoas bem-sucedidos sabem como delegar as tarefas certas às pessoas certas. O processo de delegação é uma combinação de diferentes conhecimentos e experiências que trará uma melhor realização das tarefas.
Conclusão
Mesmo trabalhando com autónomo, é primordial que encare a tarefa de gerir o seu negócio como se fosse uma grande empresa e planeie cada passo que pretende dar, pois isso lhe ajudará nas previsões do futuro e semeará as bases para uma melhor organização de tarefas.
Conheça e estabeleça o valor do seu trabalho para que possa negociar de forma justa e consciente. Aprenda também que delegar faz parte da sua evolução e que uma delegação bem feita lhe permitirá crescer muito mais.
Espero que estes passos ajudem o seu negócio a manter-se firme e não se esqueça de ser um péssimo infeliz.