8 trabalhos freelancer que pode começar hoje

Num artigo anterior falei sobre freelancing e o que realmente significa ser um freelancer. Em termos de implementação, é uma profissão muito ampla. Por isso, decidi ir mais a fundo no que concerne os tipos de trabalhos para freelancers que pode fazer e preparei uma lista para si. Todos os trabalhos são fáceis e práticos.

Sem mais delongas, aqui estão alguns exemplos de trabalhos que pode começar imediatamente:

gestor de mídia freelancer

1 – Gestor de redes sociais: Já reparou em quantas empresas têm redes sociais “semi-mortas”? Só precisam de si para lhes dar uma mãozinha e fazer a sua magia de filho do século XXI. O trabalho consiste simplesmente em adicionar conteúdo às contas de redes sociais do cliente. Use aplicativos de planeamento de conteúdo de redes sociais, como o Hootsuite e o Buffer para ajudá-lo a gerir as publicações e acelerar o processo.

De acordo com os seus interesses, encontre contas que acha que ficariam melhor com um empurrãozinho e entre em contacto com os proprietários.

2 – Redactor/escritor de conteúdo: já agora, porque não contactar empresas cujas páginas online tenham falta de conteúdo? Prepare alguns tópicos e envie um bom e-mail explicando como poderia tornar a presença online delas muito melhor. Empresas como o LNL e Bantu Makers apreciariam uma proposta sua. Entre em contacto!

3 – Tradutor freelancer: fala mais de uma língua fluentemente? Pode começar por pequenos documentos pessoais, nos quais pode trabalhar durante os seus curtos intervalos de trabalho. Foi assim que eu comecei quando ofereci serviços de tradução. Pode mencionar que oferece esses serviços nas suas páginas do Facebook e do LinkedIn. Além disso, envie um e-mail para os seus colegas, anunciando a sua nova ocupação. Bons lugares para enviar e-mails são embaixadas, ONGs e empresas multinacionais.

tradutor freelancer

4 – Editor freelancer: de novo, um trabalho que pode fazer a partir do conforto da sua casa e seria fácil conciliar com o seu trabalho do dia-a-dia. Pode editar textos académicos, livros, artigos ou qualquer texto escrito que não seja muito técnico. Uma boa maneira de encontrar emprego é contactando associações de estudantes ou escritores independentes, como eu.

OBS.: Por favor, apenas entre em contacto se português for a sua língua materna.

5 – Tutor/ Explicador: certamente sabe algo que valha a pena ensinar – Matemática, Português, Inglês. Qualquer coisa que se sinta à vontade para ensinar, funciona. Para encontrar clientes para isso, vá à escolas, universidades ou instituições académicas com programas de ensino a longo prazo.

6 – Mentoria/aconselhamento: Estou a falar de um tipo de orientação muito mais informal, uma vez que o formato oficial de mentoria e aconselhamento requer formação especializada.

Mesmo assim, você não gostaria que alguém o tivesse guiado para aproveitar ao máximo a faculdade, por exemplo? Não apenas como um bom estudante, mas como um produto decente para a sociedade. Você nunca pensou: “Gostaria de estudar fora, por onde começo? ’. Em alguns países, pode-se encontrar essa informação facilmente, mas em Angola, não é o caso. Esta é a sua oportunidade de guiar alguém através no processo, dando-lhe o passo a passo do que deve fazer.

Oportunidades para ser mentor seriam muito provavelmente encontradas entre os jovens adultos. Experimente estudantes universitários e recém-formados.

mentor

7 – Redactor/Editor de CVs: se já é um profissional com alguma experiência, é provável que saiba alguma coisa sobre bons CVs. Por que não cobrar uma pequena taxa para melhorar os currículos de outras pessoas? Mais uma vez, os jovens adultos que tentam impressionar as suas potenciais empresas devem ser o seu alvo.

8 – Logo Designer: é preciso um pouco de habilidade, mas uma vez que apanhe a pata, pode desenhar logos para viver e explorar a sua criatividade. Se eu tentasse isso, definitivamente criaria um bom perfil no Jobartis, deixando bem claro que é um trabalho freelancer. O LinkedIn, Facebook e Instagram também são úteis. Participar em eventos para jovens empresários como os organizados pela Gestão Profissional e Acelera Angola seria uma ideia inteligente, uma vez que os jovens empresários são o seu público-alvo. E também, a maioria desses eventos são gratuitos.

Então, qual dos trabalhos vai escolher? Algum diferente? Lembre-se que todos eles podem ser feitos remotamente, assim poupará custos de transporte e tempo!

Diga-me se vai tentar algum trabalho como freelancer e não se esqueça de ser um péssimo infeliz.

You may also like...

4 Responses

  1. Katyina diz:

    Gostei do artigo, mas acredito que deva ter mais trabalhos freelancers, se puder fazer uma segunda parte desse artigo seria top.

  2. Interessante, acho que faltava mais opções, mais o conteúdo é top. Continue.

    • Péssima Infeliz diz:

      Obrigada pelo comentário, Vanildo. Sugestões são sempre bem-vindas. Estou mesmo a pensar em escrever um parte 2 desse artigo, se o público pedir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *