Coach profissional – Porquê que o seu negócio autónomo precisa de um

Uma das grandes coisas de ser um profissional independente é bem… a independência. Tomamos as nossas próprias decisões e seguimos o nosso próprio caminho. Porém, mais frequentemente do que gostaríamos, é fácil perdermo-nos nesse caminho.

Trabalhar com um coach profissional pode parecer um passo grande demais, pois acredita-se que só os ricos e famosos fazem isso, certo? Mas trabalhar com um coach, mentor ou consultor pode ser um investimento muito sólido. Sim, pode ser dispendioso, mas também pode ajudar o seu negócio a crescer mais rapidamente e a ter o retorno desse investimento muitas vezes.

Assim sendo, como é que um coach profissional pode ajudar no seu negócio autónomo?

Um Coach profissional irá responsabilizá-lo

Você é uma poderosa equipa de um. Por vezes responde aos seus clientes, mas ao fim das contas responde apenas a si próprio.

Um coach de negócios vai responsabiliza-o e fazer as perguntas que por vezes temos demasiado medo de fazer a nós próprios.

“Porquê que não terminou essa tarefa?”
“O que é que o atrasou?”
“Como é que acha que isto irá afectar o seu negócio?”
“O que pode fazer para corrigir isto?”

Mas não se trata apenas de fazer as perguntas, trata-se de ser responsabilizado pelas suas acções. A vida de autónomo tem a ver com fazer as coisas e ter alguém a quem “responder” pode ser o único empurrão de que precisa.

Um Coach profissional irá ajudá-lo a definir os seus objectivos comerciais

Depois de ter trabalhado por conta própria durante algum tempo, é possível e até provável, que se tenha esquecido em que direcção o seu negócio estava a seguir. Facilmente perde-se na rotina do “estou muito ocupado” e esquece-se de olhar para a sua real motivação para ter começado um negócio.

Pois saiba que, ter objectivos claramente definidos torna mais fácil verificar se certas acções são benéficas ou prejudiciais para o seu negócio. E é essa chamada de atenção que o coach profissional lhe pode trazer.

Um Coach profissional pode ajudá-lo a superar inseguranças

coach profissional

É raro um profissional autónomo não duvidar das suas capacidades de vez em quando. Um coach profissional pode ajudá-lo a acreditar nas suas capacidades e dar-lhe confiança para experimentar coisas que, de outra forma, o assustaria.

Mesmo nas minhas sessões de mentoria, incentivei os participantes a ganhar coragem e fazer um exercício em que tinham de pedir à outras pessoas, incluindo ex-parceiros amorosos, que os avaliassem.

Através de encorajamento e repetição, vi neles uma autoconstrução poderosa e um início de implementação de planos admirável.

Um Coach profissional pode actuar como caixa de ressonância

É criativo, e como tal tem muitas ideias que quer implementar. Nathan Powell, um Consultor de Negócios chama isso de Síndrome do Objecto Brilhante (SOB). No entanto, agir sobre cada ideia que lhe vem à cabeça significa que eventualmente se dispersa. Distrai-se do quadro geral e perde tempo precioso a trabalhar em coisas que não beneficiam o seu negócio.

Mais uma vez, um coach profissional protegeu-o. Quando for atingido às 3 da manhã por mais uma grande ideia, pode estar certo de que o seu coach o ajudará a analisar a situação de forma um pouco mais sensata. Porque um bom coach profissional é imparcial e vai querer que se concentre em coisas que apoiem os seus objectivos.

Conclusão

Escolher um coach profissional é algo sério, e é algo que deve ser cuidadosamente estudado. Enquanto muitos coaches derem uma sessão introdutória gratuita, aproveite e tire as suas dúvidas nessa sessão. Se puder obter uma recomendação pessoal, ainda melhor.

Se pensa que o seu negócio pode dar um salto, e não tem bem a certeza de como o fazer, um coach pode ser o seu bilhete para um futuro mais brilhante.

Se já tiver trabalhado com um coach e o seu negócio beneficiou-se disso, então diga-me nos comentários abaixo. Gostaria muito de saber mais sobre as suas experiências.

Sucesso e seja um péssimo infeliz.

Fonte: https://nusii.com/blog/freelance-business-business-coach/

SESSÕES DE MENTORIA
A informação será transferida para o MailChimp ( + info )
QUER SER UM PROFISSIONAL INDEPENDENTE E NÃO SABE COMO? Sessões de mentoria para Profissionais Autónomos em Setembro de 2020. 4 sessões colectivas de 1h, 8 participantes/grupo, exercícios práticos, ferramentas de trabalho, acesso exclusivo à Comunidade de Profissionais Autónomos e muito mais!
O seu email será somente usado para os fins indicados.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *