Como conseguires novos clientes
A aquisição de novos clientes é um enorme desafio para muitos empreendedores. Ainda mais difícil é desenvolver uma forma consistente de trazer rendimento.
Por isso, o teu objectivo deve ser a criação de um sistema que adquira novos clientes quase em piloto automático. E sabendo que é mais fácil falar do que fazer, encontrei o guia abaixo, que te vai dar o passo-a-passo simples para conseguires novos clientes sem um alto investimento de tempo e recursos preciosos.
O que é a aquisição de clientes?

A aquisição de clientes é o processo do teu negócio de angariação de novos clientes. O objectivo de cada negócio é criar procedimentos que tornem a aquisição de novos clientes simples e sistematizada. Infelizmente, muitas pequenas empresas e freelancers têm dificuldade em desenvolver um processo para a angariação de novos clientes.
Como criar um Plano de Aquisição de Clientes
1. Identifica o teu Cliente Avatar
O primeiro passo para cada negócio (antes mesmo de ser um negócio!) deve ser criar um avatar de cliente ou uma persona de comprador. Este é o teu cliente ideal: quem são, o que gostam, os seus problemas e os seus dados demográficos.
Saber quem é o teu cliente avatar é uma estratégia que pode definir o sucesso ou o falhanço do teu negócio. Por isso, aconselho-te a ler este artigo, para saberes como encontrar o teu cliente ideal.
2. Determina os teus objectivos
Assim que tiveres o teu cliente avatar, passa para as tuas metas e objectivos. O quê que estás a tentar alcançar com os teus esforços de marketing? Aqui estão alguns exemplos:
- Sensibilização: Estás a tentar levantar a consciência de uma causa, dar luz à algo ou dar-te a conhecer a um público específico?
- Pessoalmente: O teu negócio exige que as pessoas entrem fisicamente num lugar de 4 paredes?
- Chamada telefónica: Terás necessidade de converter o tráfego online num inquérito telefónico?
- Formulário: O teu tráfego ainda está nas fases iniciais de aprendizagem sobre ti? Se sim, vais querer que preencham um formulário?
- Conversão: Se o tráfego que estás a visualizar já sabe quem és, podes simplesmente tentar que se convertam em vendas.
Independentemente de qual seja o teu objectivo, precisas de ter um. Quanto mais clara for a direcção que tomares, mais fácil será transmitir a mensagem adequada e fazer com que o teu público faça aquilo que queres.
Ler também: 5 passos para definires os teus objectivos profissionais
3. Escolhe uma plataforma ou lugar

Uma vez descoberto quem é o teu público e o que queres que ele faça, é necessário determinar que método utilizar para chegar até ele. Existem muitos canais diferentes de aquisição de novos clientes, tanto online como offline. Aqui estão alguns dos mais comuns:
Marketing de Conteúdos
O marketing de conteúdos é uma excelente forma a longo prazo de desenvolver relações com os clientes e conduzir o tráfego para o que quer que se pretenda alcançar. O melhor de tudo é que não há maneira certa ou errada de o fazer, porque podes reunir conteúdos com base no teu nicho. Este blog (Péssima Infeliz) é um exemplo dessa prática.
Redes sociais
Adquirir novos clientes nas redes sociais oferece alguns caminhos diferentes. Podes utilizar anúncios pagos ou podes fazê-lo de forma progressiva, obtendo seguidores orgânicamente, publicando regularmente e contactando as pessoas para iniciar conversas.
Como este caminho oferece infinitas possibilidades e é extremamente dinâmico, aconselho-te a falar com um consultor de marketing digital.
Marketing tradicional
Para conseguires novos clientes tens também de te adaptar ao teu contexto e, no nosso, acredito que o marketing tradicional ainda funcione muito bem e atinja um maior número de clientes do que os outros métodos.
Quando falo de marketing tradicional, falo de material impresso, como cartões de visita e panfletos; falo de meios de comunicação tradicionais, como rádio e TV e falo também do marketing offline, que exige a nossa presença física, ao invés da digital.
4. Define um orçamento

É necessário ter um orçamento e uma fórmula de custos de aquisição de novos clientes se se pretende ter sucesso. O marketing pode ser rapidamente mais caro do que se esperava se não tiveres um orçamento definido antes do tempo.
Começa com um orçamento pequeno e trabalha a partir daí. Ajusta-o à medida que começares a ter algum sucesso.
Ler também: Como gerires o teu dinheiro para teres um negócio próprio
5. Avalia e optimiza
Depois de teres tido a oportunidade de compilar dados sobre a forma como as pessoas estão a receber os teus anúncios, peças de conteúdo, etc., podes optimizar e afinar conforme necessário.
Por exemplo, se verificares que uma determinada demografia está a converter melhor num anúncio nas redes sociais, podes investir mais em anúncios para essas pessoas e reduzir o investimento em acções de marketing que não estiverem a converter-se.
Ler também: KPI’s para autónomos e microempreendedores
Conclusão
Apesar da aquisição de novos clientes ser mais dispendiosa do que a retenção dos clientes actuais, é uma acção crucial para a sobrevivência do negócio. Se a souberes sistematizar, desenhando um plano que funcione, terás novos clientes a consumir os teus produtos/serviços sem grande esforço.
Segue o guia acima e tanto tu quanto os teus novos clientes serão péssimos infelizes :).
Fonte: https://neilpatel.com/blog/guide-to-customer-acquisition/