Como fazer pesquisa de mercado a custo zero
Num artigo passado, falei de como a pesquisa de mercado foi um dos passos essenciais que dei para me tornar freelancer. O que não partilhei (até agora) é como é que eu fiz a minha pesquisa e, mais do que isso, a custo zero, sem tirar nem um kwanza do bolso.
Ler também: 4 simples passos que dei antes de me tornar freelancer
Mas antes de revelar como é que fiz e faço a minha pesquisa de mercado, serve definir esta prática. Em poucas e simples palavras:
Pesquisa de mercado consiste em averiguar se o teu produto/serviço responde às necessidades específicas do teu público-alvo e o quê que já existe no mercado.
Para que consigas encontrar as melhores respostas para o que procuras, precisas de fazer as perguntas certas. E como eu não te posso deixar mal, seguem abaixo algumas das perguntas que tento responder quando faço a minha pesquisa:
- O quê que já existe?
- Quais são as entidades de referência?
- Que preços são praticados?
- O quê que a concorrência está a fazer bem?
- Onde é que a concorrência está a falhar?
- O quê que o público quer?
Respondendo as perguntas acima, vais ganhar uma sensibilidade mais profunda do estado actual do mercado, bem como dos desejos do teu público-alvo.
Ferramentas de pesquisa

Para que consigas averiguar essa informação de uma maneira prática e em pouco tempo, já existem ferramentas que te vão ajudar a ganhar um terceiro olho e ver para além do que os teus olhos conseguem enxergar. Algumas delas são:
- Google tendências – esta ferramenta dá-te informação sobre os termos mais pesquisados num período de tempo, onde, geograficamente, é que foram pesquisados e permite-te comparar a sua popularidade. Ou seja, consegues identificar onde é que o público está à procura dos teus serviços
- Facebook Audience Insights – ferramenta que te dá informação sobre as pessoas nos teus grupos, bem como pessoas no Facebook em si. Sendo a rede social com o maior número de usuários, podes recolher muita informação útil
- Google forms (formulários Google) – esta é uma ferramenta que te permite fazer pesquisas rápidas para saber a opinião das pessoas a um nível mais pessoal ou ainda para saberes o quê que os teus actuais clientes pensam sobre os teus serviços/produtos
Dica: para mais ferramentas de pesquisa, visita esta página
Como fazer pesquisa de mercado online

A pesquisa online é a forma mais prática de fazeres o levantamento da informação que buscas saber. Porém, como vais encontrar uma quantidade ilimitada de informação, é crucial que definas o teu foco antes de começar. Para isso, organiza-te da seguinte maneira:
- Organiza as pastas, de acordo com a informação que vais armazenar – produtos/serviços existentes, concorrência, preços, desejos dos clientes, etc.
- Põe as pastas na tua barra de favoritos, conforme demonstrado neste vídeo
- Regista o que encontras com cada termo de pesquisa e usa os termos recomendados pelo Google quando começares a digitar os teus termos de pesquisa
- Pesquisa e testa também os hashtags(#) nas redes sociais que utilizas – vais notar que nas redes parece quantas publicações existem com um determinado hashtag e quantas pessoas o seguem
Como fazer pesquisa de mercado offline

E como em Angola a vida acontece muito mais fora do que dentro do online, não te esqueças de fazer pesquisa de campo. Para tal, considera o seguinte:
- Contactar directamente os profissionais da área na qual queres investir
- Participar em eventos profissionais
- Falar com pessoas que seriam os teus potenciais clientes (individualmente elas terão tendência à dar-te mais detalhes)
E prontinho! Tens aqui um guia rápido e prático de como organizares e executares a tua pesquisa de mercado.
Põe essas dicas em prática e depois conta-me nos comentários como é que correu. Investe tempo e energia a planear o teu negócio, pois assim aumentas (e muito) as chances de seres um(a) péssimo(a) infeliz ;).