Como fazer pesquisa de mercado a custo zero

Num artigo passado, falei de como a pesquisa de mercado foi um dos passos essenciais que dei para me tornar freelancer. O que não partilhei (até agora) é como é que eu fiz a minha pesquisa e, mais do que isso, a custo zero, sem tirar nem um kwanza do bolso.

Ler também: 4 simples passos que dei antes de me tornar freelancer

Mas antes de revelar como é que fiz e faço a minha pesquisa de mercado, serve definir esta prática. Em poucas e simples palavras:

Pesquisa de mercado consiste em averiguar se o teu produto/serviço responde às necessidades específicas do teu público-alvo e o quê que já existe no mercado.

Para que consigas encontrar as melhores respostas para o que procuras, precisas de fazer as perguntas certas. E como eu não te posso deixar mal, seguem abaixo algumas das perguntas que tento responder quando faço a minha pesquisa:

  • O quê que já existe?
  • Quais são as entidades de referência?
  • Que preços são praticados?
  • O quê que a concorrência está a fazer bem?
  • Onde é que a concorrência está a falhar?
  • O quê que o público quer?

Respondendo as perguntas acima, vais ganhar uma sensibilidade mais profunda do estado actual do mercado, bem como dos desejos do teu público-alvo.

Ferramentas de pesquisa

pesquisa

Para que consigas averiguar essa informação de uma maneira prática e em pouco tempo, já existem ferramentas que te vão ajudar a ganhar um terceiro olho e ver para além do que os teus olhos conseguem enxergar. Algumas delas são:

  • Google tendências – esta ferramenta dá-te informação sobre os termos mais pesquisados num período de tempo, onde, geograficamente, é que foram pesquisados e permite-te comparar a sua popularidade. Ou seja, consegues identificar onde é que o público está à procura dos teus serviços
  • Facebook Audience Insights – ferramenta que te dá informação sobre as pessoas nos teus grupos, bem como pessoas no Facebook em si. Sendo a rede social com o maior número de usuários, podes recolher muita informação útil
  • Google forms (formulários Google) – esta é uma ferramenta que te permite fazer pesquisas rápidas para saber a opinião das pessoas a um nível mais pessoal ou ainda para saberes o quê que os teus actuais clientes pensam sobre os teus serviços/produtos

Dica: para mais ferramentas de pesquisa, visita esta página

Como fazer pesquisa de mercado online

pesquisa

A pesquisa online é a forma mais prática de fazeres o levantamento da informação que buscas saber. Porém, como vais encontrar uma quantidade ilimitada de informação, é crucial que definas o teu foco antes de começar. Para isso, organiza-te da seguinte maneira:

  1. Organiza as pastas, de acordo com a informação que vais armazenar – produtos/serviços existentes, concorrência, preços, desejos dos clientes, etc.
  2. Põe as pastas na tua barra de favoritos, conforme demonstrado neste vídeo
  3. Regista o que encontras com cada termo de pesquisa e usa os termos recomendados pelo Google quando começares a digitar os teus termos de pesquisa
  4. Pesquisa e testa também os hashtags(#) nas redes sociais que utilizas – vais notar que nas redes parece quantas publicações existem com um determinado hashtag e quantas pessoas o seguem

Como fazer pesquisa de mercado offline

procurar

E como em Angola a vida acontece muito mais fora do que dentro do online, não te esqueças de fazer pesquisa de campo. Para tal, considera o seguinte:

  • Contactar directamente os profissionais da área na qual queres investir
  • Participar em eventos profissionais
  • Falar com pessoas que seriam os teus potenciais clientes (individualmente elas terão tendência à dar-te mais detalhes)

E prontinho! Tens aqui um guia rápido e prático de como organizares e executares a tua pesquisa de mercado.

Põe essas dicas em prática e depois conta-me nos comentários como é que correu. Investe tempo e energia a planear o teu negócio, pois assim aumentas (e muito) as chances de seres um(a) péssimo(a) infeliz ;).

CONSULTORIA EXPRESS
A informação será transferida para o MailChimp ( + info )
O TEU NEGÓCIO TRANSFORMADO EM 1H. A oportunidade de partilhar os teus desafios de autonomia profissional, em busca de respostas que te possam ajudar. Os 30.000Kz mais bem investidos da tua vida!
O seu email será somente usado para os fins indicados.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *