Como identificar a sua melhor ideia de negócio

Quantos de nós já desistiram de começar um negócio porque foram vencidos pela frustração de ser invadido por muitas ideias e não saber como identificar a melhor ideia de negócio para implementar? Quantos acharam que todas as suas ideias eram boas e tentaram tirar todas do papel simultaneamente, só para dar de cara o insucesso?

Não se sinta mal. Todo empreendedor e/ou aspirante a empreendedor já passou por isso e continuará a ser um desafio no seu presente. Por isso, partilho aqui consigo um processo simples mas prático, que pode ser utilizado para que se torne num empreendedor que é a máquina de execução, não apenas um sonhador.

Leia também: Empreendedor Individual VS Empresário – Qual é a diferença?

Quantas ideias de negócio você tem?

Três, cinco, dez, vinte ideias? Pense em todas as ideias possíveis que teve ao longo da sua vida e não desdenhe nenhuma. Quantas são?

Faça uma lista de todas as ideias e crie um documento Excel (ou no software da sua conveniência), onde vai escrevê-las na primeira coluna. Na segunda coluna escreva uma breve descrição das suas ideias.

negócio

A seguir, vou mostrar-lhe como avaliar as suas ideias para encontrar a sua melhor ideia de negócio.

Qual é o valor das suas ideias?

A forma mais prática de quantificar algo são os números. Uma vez que, com as suas ideias espera algum benefício que será maior que os custos de implementação, a questão aqui é saber se a sua ideia vale tanto para o mercado quanto vale na sua cabeça.

Se uma ideia resolve um problema real que um número considerável de pessoas quer desesperadamente resolver e está pronto a pagar pela solução, valerá mais do que ideias que não resolvem um problema real, ninguém quer a solução e ninguém está pronto a pagar por essa solução.

Por exemplo, se a sua ideia for uma solução real para o problema real, pode usar a escala de zero a dez. Dez é para o problema real e zero é quando a ideia não resolve problemas reais para os potenciais clientes. Agora, podemos continuar com o mercado potencial. Quão grande é o mercado potencial para essa ideia? É de dezenas ou centenas de pessoas? A seguir, o desejo pela solução é manifestado expressivamente, ou não há consciência de tal necessidade?

negócio

Finalmente, é possível quantificar o nível de prontidão do cliente para pagar pela solução. Isso é o que Dragan Sutevski chama de nível de prontidão de pagamento (NPP), quando se trata da análise do valor das ideias de negócio. Nada mais é do que a disponibilidade demonstrada pelo cliente em pagar o valor pelo seu produto/serviço.

De forma geral, os cenários com os quais se poderá deparar ao fazer este exercício serão:

  1. O cliente não pagaria, independentemente do que você fizer
  2. Ele vai esperar para ver como a solução funcionará
  3. Pagaria, mas não tem a certeza do quanto está pronto a pagar
  4. Pagaria, mas se a solução for mais barata
  5. Pagaria, independentemente de quanto custará a solução

Obviamente, as melhores ideias comerciais são ideias que produzirão uma solução pela qual os potenciais clientes estão prontos a pagar, independentemente do valor da solução.

Assim que atribuir os números para todos estes critérios, pode calcular o grau de mérito de todas as suas ideias, como se pode ver na tabela abaixo.

negócio

Como pode ver, a segunda ideia não resolve um problema real, por isso não se pode estimar outros critérios relacionados com o mercado potencial, o desejo e a NPP. As ideias número três e cinco (ambas com o total de 22 pontos) são as ideias que mais valem porque a terceira ideia tem o maior mercado potencial e NPP, enquanto a quinta tem o nível máximo de solução real para os clientes, mas o menor mercado potencial e NPP mais baixa.

Serve mencionar que, para obter os números atribuídos à cada elemento do quadro, vai precisar de recorrer à outras pessoas ou fontes de informação fiáveis, que lhe passem tal conhecimento.

Uma vez que em Angola não dispomos de documentos de pesquisa de mercado acessíveis ao público, sugiro que comece por um simples questionário que deve espalhar por amigos e familiares, para que tenha ao menos uma vaga noção das necessidades do mercado.

Agora que já sabe como identificar a sua melhor ideia de negócio, tente ignorar todas as outras e focar-se na implementação desta única ideia, pois uma boa ideia que não sai do papel, é só uma boa ideia.

Divirta-se no processo e não se esqueça de ser um péssimo infeliz.

Fonte: https://www.entrepreneurshipinabox.com/9637/ideas-easy-implementation-matters/?ck_subscriber_id=964401852

CONSULTORIA EXPRESS
A informação será transferida para o MailChimp ( + info )
O SEU NEGÓCIO TRANSFORMADO EM 1H. A oportunidade de partilhar os seus desafios de autonomia profissional, em busca de respostas que lhe possam ajudar. Os 5.000Kz mais bem investidos da sua vida!
O seu email será somente usado para os fins indicados.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *