Como manter os clientes em tempos de Corona Vírus

O COVID 19 veio e e caiu-nos de supetão. Como profissional autónomo, saber como manter os clientes fidelizados escalou a um nível de emergência. Independentemente disso, acredito que ainda consiga manter os seus clientes ou mesmo aumentá-los. Tudo o que tem de fazer é aproveitar a oportunidade para fortalecer a vossa relação profissional.

Sem mais delongas, veja abaixo a lista de dicas de como manter os clientes, enquanto o COVID-19 reinar:


1. Envie vibrações positivas

As notícias sobre o corona vírus estão por todo o lado e chega a um ponto em que as pessoas simplesmente não querem absorver toda essa negatividade. Aí é quando você entra em jogo e partilha o que as fará felizes.

Pode optar por compartilhar as suas próprias boas notícias (por exemplo, como está a conseguir manter-se saudável) ou usar outras fontes. Good News NetworkMSN Good News sectionFox News Good News, ou qualquer outra secção de ‘boas notícias’ de sites de semelhantes, são óptimos lugares para começar.

Além disso, encoraje os seus clientes a viver o presente e mostrar gratidão por terem uma família saudável.

Sugestão: 5 dicas de bem-estar


2.Trabalhe nas relações interpessoais

Conheça a pessoa por trás do cliente. Pergunte-lhes sobre o seu aniversário, família, hobbies, gostos e aversões. Para isso, envie uma simpática mensagem explicando que está a compilar esses dados para poder presenteá-los com algo significativo.

Se não se sente à vontade para pedir informações pessoais, pode sempre tentar pedir feedback detalhado. Com a correria do dia-a-dia, quando pede feedback, raramente recebe resposta. Neste momento, tem a oportunidade de realmente obter um feedback valioso.

Outra opção seria perguntar-lhes sobre produtos ou serviços que gostariam que fornecesse. Peça informações específicas. Pode até anotar algumas ideias e perguntar se eles acreditam que esses serviços/produtos seriam relevantes.

como manter os seus clientes


3. Crie ofertas de qualidade gratuitas

Vamos assumir que você é um fotógrafo freelancer, com toneladas de fotos inéditas. Que tal criar um jogo de família com as suas fotografias?

E se você for uma maquilhadora freelancer? O mesmo! Basta dar instruções aos seus clientes para uma corrida de maquiagem ou um concurso de beleza. O céu é o limite! Tudo que tem de fazer é reciclar o trabalho que já fez e transformá-lo em material de jogo.

Também pode oferecer uma oportunidade de aprendizagem, como um curso de rápido ou um webinar on-line. Em suma, algo que fará os seus clientes aprenderem mais sobre o seu trabalho.

Sinta-se à vontade para oferecer livros de exercícios e lançar desafios também. Aqui estão algumas óptimas ideias de freebies.


4. Venda produtor online exclusivos

A meio desta situação em que ‘estamos todos na mesma confusão’, as pessoas ainda querem sentir que a sua singularidade está viva. Assim sendo, crie produtos que falem directamente às particularidades dos clientes.

Não estou a falar de vender um produto para cada pessoa. Ao invés disso, use o feedback que lhe enviaram e encontre uma maneira de responder à necessidade da maioria. Crie e venda algo tão único quanto eles.

Já agora, faça as vendas exclusivas para os clientes actuais. Isso irá definitivamente levâ-los a aprecia mais o que está a fazer.


5. Reforce a sua presença online

como manter os seus clientes

Se ainda não tem, certifique-se de ter presença online. Ou seja, uma página na Internet que indique claramente a sua ocupação profissional e os seus produtos/serviços. Não precisa de ser um site completo. Pode usar o LinkedIn ou qualquer conta de rede social para fazer isso.

Caso já tenha uma conta ou site relacionado ao seu negócio, é hora de trabalhar neles. Adicione conteúdo de qualidade, crie publicações interactivas e tente captar a atenção do seu público de uma boa maneira.

Saber manter os clientes activos pode ser difícil, mas, no final, onde há vontade, há um caminho.

Por favor, diga-me se vai usar alguma das dicas acima ou se está a usar outras. Sinta-se livre para partilhar o que está a fazer para manter os seus clientes durante este momento difícil. Os freelancers mantêm-se unidos!

Não se esqueça de ser feliz 😉

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *