Como melhorar a sua imagem profissional

Já falamos aqui das razões pelas quais deve pensar duas vezas (ou mais) antes de começar o seu próprio negócio. É um desafio gigantesco, principalmente em momentos de instabilidade económica.

Muitas vezes, “fazer de conta” é a frase ideal. Trata-se de encontrar pequenas formas de fazer o seu negócio parecer cada vez mais profissional. Construir e manter a confiança com os clientes é crucial, por isso aqui estão algumas dicas de como dar um toque de classe e reforçar a sua imagem profissional.

Veja o artigo: Criar marca freelancer – Por onde e como começar?

1.Tenha um endereço electrónico com o nome do negócio

imagem profissional

Se estiver a tentar dar a impressão de que o seu negócio é sólido, crie um email exclusivamente dedicado a ele. Para além disso, opte por ter um termo genérico ou o seu nome e sobrenome na primeira parte do email. Ou seja, ao invés de ‘Kyami@negócio.com’, que mais parece um email pessoal, opte por ‘geral/info@negócios.com’ ou ‘nome.sobrenome@negócio.com’, indicando claramente para que serve o endereço e que tipo de negócio faz.

2. Obtenha uma conta de LinkedIn

O LinkedIn é um grande recurso para construir o perfil do seu negócio. Para além de ser gratuito, rápido e fácil de usar, significa que pode desenvolver instantaneamente uma vasta rede de contactos. Isto faz com que o seu negócio pareça maior e melhor ligado ao seu sector, encorajando clientes a trabalhar consigo.

Comece por trabalhar no seu perfil, preenchendo a informação de forma simples e objectiva. Modere as suas publicações para que passem uma só mensagem e de forma a dar-lhe uma imagem profissional inquestionável.

3. Obtenha marketing impresso

imagem profissional

Embora vivamos numa era digital, o marketing impresso continua a ser uma ferramenta eficaz para a sua imagem profissional. Gestos simples como a distribuição de cartões de visita ou a produção de um folheto para os seus produtos/serviços podem realmente dar-lhe uma imagem mais polida.

O facto de ter investido tempo e dinheiro na criação de um produto físico dá aos clientes a impressão de que está a falar a sério e de que o seu negócio tem boa reputação. Os materiais impressos ainda podem ser feitos internamente, se tiver um orçamento limitado.

4. Considere seriamente criar um website

A maioria das empresas tem um website. Se quiser manter-se no mercado como um profissional sério e fiável, não menospreze o impacto de um website no seu negócio. Só não o negligencie – evite ter informação desactualizada, detalhes de contacto incorrectos e falta de conteúdo novo consistentemente.

Lembre-se que, nesta era digital, um website é frequentemente a primeira impressão que as pessoas têm do seu negócio – deve mostrar aos potenciais clientes exactamente quem é e como trabalha.

Visite a página de Recursos

5. Tire fotografias de qualidade

imagem profissional

Tire fotos suas e tenha o hábito de tirar boas fotografias dos seus produtos ou serviços, ou contrate um fotógrafo profissional de vez em quando. Fotos de boa qualidade são úteis para o seu website, meios de comunicação social e materiais impressos, e ajudam a acrescentar uma sensação de profissionalismo.

Conclusão

Na política diz-se que percepção é realidade. Honestamente falando, penso que todas as realidades são o resultado da nossa percepção, e isso aplica-se ao seu negócio. Porém, não se esqueça de manter o realismo do seu serviço/produto e prometa somente o que pode cumprir. Dê uma imagem profissional polida a algo que realmente vai ajudar o seu cliente.

Boa sorte e não se esqueça de ser um péssimo infeliz.

CONSULTORIA EXPRESS
A informação será transferida para o MailChimp ( + info )
O SEU NEGÓCIO TRANSFORMADO EM 1H. A oportunidade de partilhar os seus desafios de autonomia profissional, em busca de respostas que lhe possam ajudar. Os 5.000Kz mais bem investidos da sua vida!
O seu email será somente usado para os fins indicados.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *