Criar marca freelancer – Por onde e como começar?

Agora que já sabe o que é um freelancer, as vantagens de ser um e até como atrair clientes, chegou a altura de pensar em como comercializar os seus serviços e criar uma marca. Isto é, uma presença reconhecida, que represente a sua identidade profissional.

Para que tal aconteça, vai ter de despertar o criativo em si e revelar as suas cores. Mas não se assuste, pois é mais simples do que pensa e lembre-se que pode sempre mudar o que não lhe agradar, no futuro.

Sem mais delongas, eis abaixo os passos-chave de como criar a sua marca freelancer:


1 – Defina a sua imagem

criar marca

Para este passo, é importante que tenha bem definido o seu produto/serviço e o seu público-alvo. Em seguida, pense em imagens que, na sua cabeça, representem o que vende e escolha 2 à 3 cores de que goste.

Lembre-se que as cores emitem emoções e se quiser provocar emoções específicas nos seus futuros clientes, faça a escolha de acordo. Porém, a marca é sua, por isso a decisão final também é sua. Considere mudar o tom da cor, se realmente quiser manter a cor que escolheu inicialmente.

Feita esta primeira parte, o passo a seguir é criar o seu logo, a estampa perpétua que lhe identificará e marcará todos os seus produtos. Para isso, pode usar uma das ferramentas que sugiro na minha página de recursos ou contratar um profissional.


2 – Crie um portfólio

criar marca

Portfólio nada mais é do que a narrativa da sua carreira profissional, de uma maneira lúdica e criativa. Eu diria que é uma versão mais colorida e informal de um CV, em que tem a liberdade de expressar a sua visão e objectivos no seu vocabulário, ao mesmo tempo que mostra os projectos nos quais já trabalhou.

Veja o meu portfólio aqui para se inspirar.

É importante que saiba que não precisa de clientes reais para começar um portfólio. Use o que já fez durante os seus estudos, cursos e considere prestar serviços gratuitos no início da sua carreira freelancer.

De modo geral, um bom portfólio tem os seguintes elementos:

  • Uma foto nítida sua
  • Uma breve apresentação
  • Histórico e objectivos profissionais
  • Amostras de trabalho, sempre que possível
  • Certificações e/ou principais competências
  • Testemunhos

Pode usar plataformas gratuitas de criação de portfólios, como Crevado e Coroflot.


3- Crie conteúdos

criar conteúdo

Uma vez estabelecida uma base, desejará elevar o seu perfil nos lugares certos. Enquanto alguns novatos acreditam que devem estar em todas as redes sociais, a experiência dos veteranos comprova a tese de que ‘foco’ é a palavra de ordem. Comece por testar a sua presença em 2 à 3 redes sociais, até perceber qual ou quais delas lhe trazem mais clientes.

Para marcar a sua presença, publique conteúdos de qualidade, tais como artigos próprios, artigos de autoria de outrem, lições aprendidas, dicas rápidas e até citações de autores que você admira.

O conteúdo próprio ajuda a optimizar a sua classificação de pesquisa e a trazer novos clientes para a sua plataforma, enquanto outros conteúdos o expõem a novas audiências. Ambas as estratégias demonstram a sua credibilidade e perícia no seu sector.


4- Faça Networking

networking

Num artigo anterior, já falei sobre a importância de fazer uso da sua rede de contactos para obter clientes. Mais do que isso, os seus amigos e família estarão na linha da frente para defender a sua marca e vender os seus produtos/serviços porque acreditam em si.

Use redes sociais como o EventBrite e Meetup para encontrar eventos profissionais e siga plataformas como o Clube das Empresárias, Acelera Angola e Gestão Profissional para ter acesso à uma rede potente de profissionais angolanos, dispostos a partilhar o seu conhecimento.


5- Crie parcerias

parceria profissional

Isso mesmo! Alinhe-se àqueles que estão dispostos a praticar a interajuda. Você é livre de dar o formato que quiser, seja serviço por serviço, publicidade por publicidade, ou ainda algo mais criativo como um projecto juntos.

Essa estratégia não só atrairá mais clientes, como criará uma sinergia saudável com o seu parceiro de trabalho, que será a base de uma aliança profissional promissora.

Conclusão

Criar marca freelancer vai elevar o seu posicionamento comercial e dar-lhe mais visibilidade. Use de forma inteligente os recursos que tem à sua disposição e aprenda a colaborar como parte genuína da construção de uma ponte relacional. Enquanto faz tudo isso, não se esqueça de ser um péssimo infeliz.

CONSULTORIA EXPRESS
A informação será transferida para o MailChimp ( + info )
O SEU NEGÓCIO TRANSFORMADO EM 1H. A oportunidade de partilhar os seus desafios de autonomia profissional, em busca de respostas que lhe possam ajudar. Os 5.000Kz mais bem investidos da sua vida!
O seu email será somente usado para os fins indicados.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *