Empreendedor individual VS Empresário – Qual é a diferença?

empreendedor individual

Empreendedor Individual é a expressão em português para ‘Solopreneur, onde ‘solo’ vem do latim ‘solus’, que significa feito por uma pessoa.

Etimologicamente falando, a palavra ‘entrepreneur’ (empreendedor) vem da palavra francesa usada no século XVIII “Entreprendre”, que é um verbo que significa “empreender”, no sentido de levar a cabo. Foi usada pela primeira vez para descrever o gerente ou promotor de uma produção teatral. Porém, com a evolução do tempo, a mesma palavra começou a ser usada no mundo comercial, para descrever alguém que realmente empreende na gestão de um negócio. 

No final, tanto o empreendedor individual/solopreneur como o empresário/entrepreneur estão dispostos a assumir o desafio de gerir um negócio, o que levanta a questão: qual é a diferença entre eles? 

Eu consigo ver quatro. Confira abaixo!

empreendedor individual

O empreendedor individual trabalha sozinho

Um empreendedor individual é um empregado único. É alguém que não tem a intenção, na maioria das vezes, de adicionar pessoal ao seu negócio. No entanto, eles podem, ocasionalmente, subcontratar alguém para realizar uma tarefa, em um determinado momento. Além disso, os empreendedores individuais preferem trabalhar sozinhos e desenvolver parcerias, em vez de ter trabalhadores co-dependentes. Eles não querem gerir pessoas para além de ter de gerir as tarefas que já têm. 

O inconveniente disso é que eles podem ver-se muitas vezes sobrecarregados, uma vez que são todos os funcionários que o seu negócio tem. Por outro lado, isso significa que eles têm controle total sobre tudo e as coisas são feitas à sua maneira.

Um empresário trabalha com uma equipa 

Os empresários iniciam um negócio com a intenção de contratar empregados o mais rápido possível. Mesmo que comecem sozinhos, a longo prazo, os empresários geralmente visam ter uma estrutura organizacional, para a qual contratem pessoas para realizar tarefas específicas. Eles são como uma árvore, que se ramifica com o tempo, em vez de manterem-se sozinhos. 

Embora isso possa significar que eles não têm controle total sobre tudo o que acontece nos seus negócios, é também uma estrutura que lhes permite relaxar e partilhar responsabilidades.

empreendedor individual

O empreendedor individual trabalha em apenas um projecto 

Os empreendedores individuais tendem a adoptar algo no qual provavelmente vão trabalhar para o resto das suas vidas. Eles são o seu projecto profissional. O projecto é, na verdade, o reflexo directo da sua personalidade. É frequentemente um talento único ou um tipo de ocupação criativa, através da qual eles expressam o seu próprio carácter. Bons exemplos são: bloggers, vloggers, autores independentes, coaches, YouTubers, etc.

A desvantagem é que muitas vezes apostam num só cavalo, embora isso possa ser arguível, na medida em que usam o mesmo talento para criar fontes de renda distintas. No entanto, o foco é a chave para o sucesso, por isso, talvez eles estejam a fazer o que todos nós deveríamos praticar.

Artigo sugerido: Freelancing – O que é isso? Come-se?

Um empresário é uma máquina criadora de projectos

Mesmo que não seja o caso de todos eles, os empresários geralmente trabalham num projecto até que ele seja vendido para uma grande empresa. Depois, eles passam para o próximo empreendimento. Mais uma vez, pode não ser uma característica vinculativa, mas é uma prática comum entre os empresários. Em poucas palavras, o seu negócio é o seu produto principal. 

Esta prática implica que eles terão de reiniciar cada vez que começarem um novo negócio. Mas também significa que renovam as suas competências e adquirem novas valências cada vez que se lançam num novo empreendimento.

empresário

O empreendedor individual faz tudo sozinho

Os empreendedores individuais são pessoas que põem a mão na massa e, em vez de delegar uma tarefa a outra pessoa, o seu reflexo será de encaixar essa nova tarefa na sua lista de afazeres. Eles querem lidar com todos os aspectos da empresa e têm dificuldade em liberar as actividades se tiverem de as partilhar. 

Ao mesmo tempo que isso faz com que eles pareçam super-controladores e pessoas obcecadas, com certeza lhes mune de excelentes habilidades de gestão de tempo. Isto se eles conseguirem fazer tudo bem.

Um empresário delega as tarefas 

Uma vez que pretendem ter uma equipa, os empresários são gestores. Eles são as pessoas que distribuem, supervisionam e aprovam as tarefas. Simultaneamente, eles são responsáveis pelas suas próprias tarefas e pela criação de sinergias entre os colegas de trabalho. Muitas vezes, são as pessoas que preferem lidar com as tarefas comerciais e de networking, enquanto os outros se ocupam das actividades técnicas e internas. 

Ter uma cadeia de actividades delegadas a outras pessoas pode aumentar o risco de um resultado final não satisfatório, mas isso depende muito da sua capacidade de gestão. O lado positivo, porém, é que a máquina não pára se você não estiver lá.

empresário

O empreendedor individual constrói uma paixão

Se olhar para a diferença número dois, é fácil concluir que os empreendedores individuais constroem um negócio que depende inteiramente da sua existência. Eles são o negócio, eles são a imagem do negócio. Se eles morrerem, o negócio pára. O que resta é a memória do que eles conseguiram fazer.

Para alavancar o seu negócio, os empreendedores individuais aumentam o valor do mesmo produto ou serviço que oferecem, a longo prazo. Por exemplo, se você é um personal trainer, planeia dar 10 sessões de treino em um mês, para cobrir todas as suas despesas. À medida que adquire experiência e fideliza os seus clientes, pode duplicar ou triplicar o custo das sessões e dar somente 3 por mês. 

A sua paixão pode morrer quando você morre, mas a memória do seu trabalho ainda pode ser lucrativa. 

Um empresário constrói um império

Os empresários costumam construir uma identidade completamente diferente e separada deles mesmos. Esse é o negócio deles. Embora os empreendedores individuais possam criar uma empresa individual, com características semelhantes às de uma empresa convencional, a principal diferença está na identidade do negócio. 

Enquanto um é uma pessoa, o outro é um corpo autónomo, separado do seu criador.

Além disso, os empresários tendem a multiplicar as suas fontes de renda activas, às vezes até diminuindo o valor de algumas, para vender em volume e alcançar mais mercados.

Este crescimento dramático pode ser um desafio, mas você partilha o seu legado.

empresário

A diferença entre empreendedores individuais e empresários é uma linha ténue. Mas se olharmos de perto, a mentalidade é o que os distingue, bem como a direcção a longo prazo que querem que o seu negócio tome. 

Pense no empreendedorismo a solo como cuidar de um animal de estimação. Quando tem um animal de estimação, sabe que eles crescem apegados a si e o seguem para todos os lugares. Em suma, terá que alimentá-lo todos os dias para o resto da vida dele. Eles são totalmente dependentes de si. 

Enquanto que o empreendedorismo clássico comparo à como criar um filho.Vai alimentá-lo e cuidar dele até que ele se torne adulto e consiga cuidar de si mesmo. Você os cria para o mundo, não para si. 

Espero que este artigo tenha sido útil e esclarecedor o suficiente para que possa compreender a diferença entre essas duas profissões do profissional moderno. Diga-me se foi útil e não se esqueça de ser um péssimo infeliz 😉

SESSÕES DE MENTORIA
A informação será transferida para o MailChimp ( + info )
QUER SER UM PROFISSIONAL INDEPENDENTE E NÃO SABE COMO? Sessões de mentoria para Profissionais Autónomos em Setembro de 2020. 4 sessões colectivas de 1h, 8 participantes/grupo, exercícios práticos, ferramentas de trabalho, acesso exclusivo à Comunidade de Profissionais Autónomos e muito mais!
O seu email será somente usado para os fins indicados.

You may also like...

2 Responses

  1. Péssima Infeliz diz:

    Thanks for the comment Madan!

  2. Madan Jha diz:

    Nice article. I have reached your blogsite via LinkedIn. I think soloprenur is good

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *