6 passos para definires a tua estratégia de marketing digital nas redes sociais

Se procuras afinar a tua estratégia de marketing digital nas redes sociais e precisas de algumas linhas orientadoras para fazê-lo, encontraste o artigo certo. Mais do que nunca, no século XXI, agora é a altura perfeita para fazer acontecer.

Apesar do aumento da competitividade e complexidade das redes sociais, uma estratégia sucinta irá ajudar a tua marca a atingir os seus objectivos com um sentido de propósito.

Quer sejas totalmente novo no meio social digital ou apenas queiras redefinir as tuas prioridades este ano, este guia foi feito para ti.

1.Define objectivos que façam sentido para o teu negócio

marketing digital

Vamos dar o pontapé de saída com uma pergunta rápida:

“Afinal, o que é que queres, fazendo marketing digital nas redes sociais?”

O planeamento estratégico dos meios de comunicação social começa com os teus objectivos.

Talvez queiras construir uma comunidade ou ter seguidores mais dedicados. Talvez desejes que as tuas contas conduzam a mais receitas este ano.

Quaisquer que sejam os teus objectivos, eles definirão a tua estratégia de conteúdo e quanto tempo e energia vais precisar para te dedicares às tuas publicações/campanhas.

Ler também: 5 passos para definires os teus objetivos em 2021

2. Investe tempo para pesquisar o teu público-alvo

Fazer suposições é uma má ideia quando se trata de marketing digital, ou marketing no geral. Graças à enorme riqueza de dados demográficos e ferramentas analíticas dos meios de comunicação social actuais , já não é necessário brincar de adivinha. Muito do que precisas de saber sobre o teu público para influenciar a tua estratégia de marketing nas redes sociais já está disponível.

Lembra-te que plataformas diferentes atraem audiências diferentes. Por exemplo:

  • O Facebook e o YouTube são ambos locais privilegiados para anúncios devido em parte às suas bases de utilizadores com elevado rendimento.
  • A maioria dos utilizadores do Instagram e do TikTok são da Geração Y ou Z, indicando a força do conteúdo ousado e arrebatador que transborda personalidade.
  • As mulheres superam de longe os homens no Pinterest, que se destaca por ter o maior valor médio de encomendas  dos compradores sociais.
  • A base de utilizadores do LinkedIn é bem instruída, o que o torna um centro de conteúdos aprofundados, específicos da indústria, que podem ser mais complicados do que o que se vê no Facebook ou no Twitter.

Dica: Não estejas em todas as redes. Em vez disso, concentra-te nas redes onde o teu público principal já está activo.

3. Estabelece as tuas métricas e KPI*s mais importantes

marketing digital

Não importa o que vendas, a tua estratégia de comunicação deve ser orientada por dados.

Concentra-te nas métricas das redes sociais que interessam, em vez de te concentrares em métricas de vaidade. As marcas são encarregadas de pesquisar dados que se alinhem directamente com os seus objectivos.

De que métricas estamos a falar? 

  • Alcance = número de utilizadores únicos que viram a tua publicação
  • Cliques = número de cliques no teu conteúdo ou conta
  • Engajamento = número total de interacções sociais dividido pelo número de impressões
  • Desempenho do Hashtag = que hashtags teus foram mais utilizados, quais foram os hashtags mais associados à tua marca
  • Likes orgânicos e pagos
  • Sentimento = medida de como os utilizadores reagiram ao teu conteúdo, marca ou hashtag. 

Ler também: 5 passos para definires os teus objectivos profissionais

4. Cria (e organiza) conteúdos sociais envolventes

Aqui não há surpresas. A tua estratégia de marketing digital nas redes sociais depende do teu conteúdo.

Assim sendo, deves ter uma boa ideia do que publicar com base no teu objectivo e identidade da marca. 

E quando falo de conteúdo envolvente falo de temas relevantes para o teu público-alvo, de formatos interactivos como vídeos, de harmonização de cores, de mostrares o lado humano por detrás da identidade da tua marca.

5. Faz a tua presença social o mais presente possível

hora de publicar nas redes sociais

A oportunidade é indiscutivelmente mais importante do que nunca no marketing. Não só se espera que publiques regularmente conteúdos novos, como também que estejas sempre “atenado” para os teus seguidores.

Mas nem sempre se pode esperar que os clientes funcionem no teu relógio. A pontualidade é uma ordem alta quando se está atado a recursos ou quando se faz parte de uma pequena equipa.

Algumas ideias para maximizar a tua agenda e rentabilizar o tempo passado nas redes sociais são: 

  • Publicar nos melhores momentos para ter engajamento (lê este artigo sobre os melhores horários para publicar nas redes sociais)
  • Responder às mensagens e comentários da tua audiência o mais rápido possível ou estabelecer e comunicar os horários de resposta

6. Avalia o que está a funcionar, o que não está e como continuar a melhorar

É importante que sejas capaz de adaptar a tua estratégia à medida que avanças ao longo do tempo. Sem analisares continuamente os teus esforços, nunca saberás como uma campanha se saiu em relação a outra. Ter uma visão global da tua actividade nas redes sociais ajuda a colocar as coisas em perspectiva. Isto significa olhar para o teu conteúdo de melhor desempenho e ajustar as tuas campanhas de acordo.

Não há como negar que muitas redes sociais são uma questão de tentativa e erro. Monitorar as métricas por trás das tuas publicações ou campanhas em tempo real permite-te fazer pequenos ajustes à estratégia de marketing digital, em vez de mudanças morosas e demoradas.

Com base nos teus dados, podes avaliar melhor se os teus KPIs fazem sentido em relação aos objectivos mais importantes do negócio ou se precisam de mudar. Com acesso instantâneo a dados fáceis de partilhar, o pivotar e fazer alterações pode ser feito mais cedo e de forma eficaz.

Se precisares de ajuda para definir os indicadores de desempenho do teu negócio, é só dar-me um toque aqui ou preencher este formulário.

Conclusão

Se não souberes para onde queres ir, o caminho fica muito mais confuso e incerto. É crucial que conheças o público com quem te queres comunicar e que avalies o teu desempenho periodicamente. Escusado é dizer que quanto mais adequado for o teu conteúdo, melhores resultados obterás, por isso investe tempo na tua melhoria contínua.

E no processo, não te esqueças de ser um péssimo infeliz :).

*Key Performance Indicators = Indicadores de Desempenho

Fonte: https://sproutsocial.com/insights/social-media-marketing-strategy/#timely-presence

SESSÃO DE LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES
A informação será transferida para o MailChimp ( + info )
Gostaria de marcar uma sessão de avaliação para saber como tirar a minha ideia de negócio do papel ou tornar o meu actual negócio sustentável
O teu email será somente usado para os fins indicados.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *