Mentor, Consultor e Coach – São todos a mesma coisa?

Nos últimos anos, tem se observado uma explosão de consultores, coaches e mentores em Angola. Sendo todos profissionais cujo principal objectivo é prestar assistência na melhoria da situação profissional ou pessoal do seu cliente, fica difícil saber qual é a diferença entre eles.

Tendo eu assumido a responsabilidade de usar os três chapéus para servir os meus clientes, eis aqui a oportunidade de explicar de que forma poderei servir cada um, respondendo à necessidades diversas.

Mentor 

coach

Mentor é o profissional que ensina e partilha a sua experiência, oferecendo aos seus clientes uma visão mais profunda das questões e desafios que enfrentam. Esta abordagem ajuda os clientes a refinar o seu pensamento e a cultivar os seus instintos ao longo do tempo. Tanto o mentor como o consultor são os principais pontos de partida quando existe uma lacuna de conhecimento.

Para melhor ilustrar, eu já trabalhei como tradutora, intérprete, redactora de conteúdo freelancer e, actualmente, como coach de carreira, autora e blogger. Com toda essa bagagem, consigo prestar serviços de mentoria para freelancers, no geral e em específico para profissionais nas áreas em que trabalhei, pois a minha experiência assim o permite.

Leia o artigo: 8 trabalhos freelancer que pode começar hoje

Consultor

coach

Como consultora, eu digo aos meus clientes o que eles precisam de fazer para resolver os seus problemas. Esta é uma solução imediata para os ajudar com os desafios que enfrentam num determinado momento.

Porém, esse aprendizado pode não ser duradouro, pois o cliente não aprende como chegar à tais conclusões sozinho. A consultoria tem certamente o seu propósito, mas para servir clientes ao mais alto nível, uso-a de forma direcionada. Ou seja, para áreas específicas de necessidade do cliente.

Digamos que um intérprete freelancer procure os meus serviços, dizendo que precisa de ajuda para conseguir mais clientes, organizar as suas finanças e melhorar as suas competências linguísticas. Vamos sentar e identificar as áreas de prioridade, focando a nossa parceria somente na obtenção de clientes, por exemplo. Nesse caso, eu vou encontrar as melhores soluções para ele e apresentar-lhe para implementar.

Para mais detalhes sobre os meus serviços, clique aqui.

Coach

having ideas

Esta palavra, que em inglês significa ‘treinador’, refere-se simplesmente a alguém que nos fornece as ferramentas para nós mesmos aprendermos a encontrar as melhores soluções para nós.

Um coahc estabelece parcerias com os seus clientes para os ajudar a expandir o seu raciocínio, ganhar clareza sobre o que querem alcançar, identificar os obstáculos no seu caminho e criar uma estratégia para ultrapassar esses obstáculos.

Na qualidade de coach, eu não digo directamente o que o cliente deve fazer, mas faço perguntas que lhe permitem desenvolver o seu próprio caminho, pois acredito que as pessoas que criam as suas próprias visões e estratégias são muito mais propensas a implementá-las e mantê-las, obtendo, assim, os resultados que esperam.

No meu programa de coaching, trabalho em dez áreas com o cliente, como definição do modelo de negócio, identificação de diversas fontes de renda com um único produto e implementação de objectivos a longo prazo, só para citar algumas. Em cada uma dessas áreas, faço um trabalho profundo para que o cliente encontre as melhores soluções para si e aprenda a desenvolver um sistema próprio para sempre obter os melhores resultados.

Em suma, mentor, consultor e coach, todos precisam de altas doses de empatia e generosidade, pois a partilha exige conhecimento e paciência para melhor compreender a necessidade do outro e assim serví-lo da melhor maneira.

Espero que esta rápida explicação lhe tenha sido útil e esclarecedora. Se quiser saber mais sobre o meu percurso profissional veja o meu portfólio e se quiser só mesmo tirar alguma dúvida, dê um toque.

Cuide-se e não se esqueça de ser um péssimo infeliz.

SESSÕES DE MENTORIA
A informação será transferida para o MailChimp ( + info )
QUER SER UM PROFISSIONAL INDEPENDENTE E NÃO SABE COMO? Sessões de mentoria para Profissionais Autónomos em Setembro de 2020. 4 sessões colectivas de 1h, 8 participantes/grupo, exercícios práticos, ferramentas de trabalho, acesso exclusivo à Comunidade de Profissionais Autónomos e muito mais!
O seu email será somente usado para os fins indicados.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *