Plano de negócios VS Modelo de negócio – Do quê que o seu negócio precisa?
Quando se prepara para começar o seu pequeno negócio, criar uma base sólida é primordial e isso requer conhecimento e planeamento. Talvez já tenha ouvido dizer que deveria começar com um plano de negócios ou um modelo de negócio. Óptimo! Mas o que são exactamente e o quê que os difere?
Leia também: Como identificar a sua melhor ideia de negócio
Modelo de negócio

O modelo de negócio é um projecto para o negócio, delineando como vai geri-lo e como é que vai rentabilizá-lo. Há cinco elementos essenciais num modelo de negócio:
- O conceito de negócio: Uma breve descrição de uma oportunidade, incluindo uma descrição do seu potencial cliente, o benefício do seu produto ou serviço para o cliente, o produto ou serviço e a forma como vai fazê-lo chegar ao seu cliente.
- Posição na cadeia de valor: A posição do seu negócio na cadeia de actividades através das quais os produtos ou serviços passam para chegar até ao utilizador final. Aqui também estará incluída a projecção da experiência do consumidor.
- Cálculo do valor do cliente: Uma estimativa do valor dos benefícios tangíveis que os seus clientes receberão ao adquirirem o seu produto ou serviço.
- Fontes de receitas e factores de custo: Identificar as suas fontes de receita e actividades que têm um custo.
- Vantagem competitiva: O estado em que os clientes percebem que os seus produtos ou serviços são mais vantajosos para eles dos que os da sua concorrência.
Leia também: Como melhorar a sua imagem profissional
Plano de negócios

Um plano de negócios é um roteiro, um documento escrito que inclui uma descrição do negócio que pretende gerir, os seus objectivos comerciais e o plano para atingir esses objectivos.
Um plano de negócios é um documento detalhado que contém secções tais como: Plano de Marketing, Despesas de Arranque e Capitalização, Gestão e Organização, Produtos e Serviços, e Plano Operacional.
Um plano de negócios é geralmente desenvolvido em torno das respostas a três perguntas comuns:
- Onde é que estamos agora?
- Onde é que queremos estar?
- Como é que vamos lá chegar?
E é geralmente escrito por uma ou mais destas cinco razões:
- Para testar a exequibilidade da sua ideia de negócio e resolver quaisquer empecilhos no papel primeiro.
- Para desenvolver estratégias antes do tempo para o marketing, finanças, funcionamento e recursos humanos, em vez de quando se está na fase de arranque.
- Para obter financiamento, tal como um empréstimo bancário.
- Para atrair investidores.
- Para ter um roteiro a seguir durante pelo menos o primeiro ano de actividade.
Porquê que o seu pequeno negócio precisa tanto de um modelo de negócio como de um plano de negócios?
É fácil apresentar ideias de negócio, mas só porque se constrói uma entidade profissional, isso não significa que os clientes vão aparecer. Bastante tempo e esforço devem ser investidos a planear antes que os produtos e serviços da sua nova actividade profissional alguma vez cheguem ao mercado. Você precisa de uma boa base e planeamento antes de investir todo o seu tempo e dinheiro.
Conclusão
A partir do momento em que escolhe a ideia de negócio que vai implementar, deve passar para a etapa de planeamento e tanto um plano de negócios quanto um modelo de negócio serão úteis nessa missão. Não negligencie essa fase, pois prevenir é melhor do que remediar.
Ponha o seu negócio no papel e não tenha medo de ser um péssimo infeliz.
Fonte: http://canadianentrepreneurtraining.com/the-difference-between-a-business-model-and-a-business-plan/