Porquê que as suas ideias de negócio não dão certo?

ideias de negócio

Estatisticamente, a maior parte dos negócios não dá certo. Se falarmos então em ideias de negócio, o seu fracasso é ainda mais significativo, uma vez que apenas uma pequena fracção das tais ideias torna-se num verdadeiro negócio.

Tal constatação leva-nos a questionar: Porquê que a maioria das ideias de negócio falha?

Abaixo estão 6 razões subjacentes que, na prática, raramente são a única razão, pois normalmente aparecem como uma combinação entre duas ou mais delas como motivo do fracasso das suas ideias de negócio.

1. A ideia não é boa

Uma das razões mais comuns para o fracasso de uma ideia de negócio é a qualidade da própria ideia.

Conforme expliquei no artigo `Como identificar a sua melhor ideia de negócio`, as boas ideias são as que oferecem um valor real aos potenciais clientes. São soluções que resolvem um problema ou satisfazem uma necessidade particular para esses clientes. Tudo o resto é apenas uma ideia sem o potencial para ser convertida num negócio de sucesso.

2. Não é o momento certo para essa ideia de negócio

Se a ideia não for algo que se refira ao tempo em que vivemos, a probabilidade de fracasso será maior.

Cada ideia de negócio deve alinhar-se à situação do mercado existente e às tendências actuais nesse mercado. Se se referir a algo que poderia ter sido valioso nos 10 ou 20 anos anteriores, ou que seja demasiado avançado em termos de timing e opiniões de potenciais clientes, pode ter a certeza de que não dará certo, pois a probabilidade de aceitação do mercado será muito baixa.

3. A ideia é excelente, mas o mercado não é o mais adequado

ideias de negócio

Teve uma boa ideia, no momento certo, mas também pode falhar se se referir a um mercado que não é o certo para uma determinada ideia de negócio, e essa eu acredito ser uma das principais razões pelas quais os negócios angolanos despencam logo no início.

Cada mercado tem as suas especificidades que irão caracterizar uma ideia de negócio. Por exemplo, um mercado onde predomina o clima quente e o calor, não aceitará casacos de Inverno.

4. Não há clientes potenciais suficientes para as suas ideias de negócio

Se a sua ideia é para o mercado certo, mas o mercado não garante que haverá pessoas suficientes que comprarão o que você vai vender, ainda assim haverá uma hipótese de fracasso.

Grandes ideias de negócio e o mercado certo no momento certo requerem um número suficiente de potenciais clientes nesse mercado para serem bem-sucedidos. Quando o nicho é pequeno demais, ou você vai sobrevalorizar o produto, o que não é sustentável, ou simplesmente não terá rendimento suficiente.

Ler também: 4 simples passos que dei antes de ser freelancer

5. Não tem um modelo de negócio apropriado para as suas ideias de negócio

ideias de negócio

Embora as suas ideias de negócio possam ter todas as características anteriores, um modelo de negócio mal concebido não garante rentabilidade e pode levar ao fracasso da sua ideia de negócio.

É necessário alinhar e realinhar todos os outros elementos do seu negócio para apoiar a sua ideia, se quiser garantir o sucesso. Pense nas relações com os seus clientes, distribuição, estrutura de custos, estratégias de receitas, preços, etc.

Aproveite, e leia o artigo em que falo sobre a Plano e Modelo de Negócio.

6. O empreendedor como razão para o fracasso das suas ideias de negócio

Já examinamos as características da ideia e do negócio futuro como razão para o fracasso. Ainda assim, o empreendedor, como o núcleo de qualquer negócio, também, em muitos casos, é uma razão para o insucesso do seu próprio negócio.

Se o mesmo não tiver conhecimentos adequados para implementar a ideia de negócio, não quiser trabalhar numa dada área, não tiver paixão pelo negócio ou não for capaz de o implementar, a hipótese de insucesso será mais significativa.

Para além disso, é imprescindível que perceba que o negócio trata-se da resolução do problema dos seus clientes. Ou seja, de servir outras pessoas da melhor forma possível.

Conclusão

Para que a sua ideia de negócio floresça, é importante que aprenda a analisá-la de forma realista e objectiva. Seja honesto consigo mesmo e preste atenção ao seu contexto para evitar negócios “descontextualizados” e, consequentemente, mal implementados.

Ignore o Narciso em si e doe-se aos outros através do seu negócio. Se tudo der certo verá que servir os outros é a melhor maneira de ser um péssimo infeliz ;).

Fonte: https://www.entrepreneurshipinabox.com/4101/business-idea-why-they-fail/?ck_subscriber_id=964401852

CONSULTORIA EXPRESS
A informação será transferida para o MailChimp ( + info )
O SEU NEGÓCIO TRANSFORMADO EM 1H. A oportunidade de partilhar os seus desafios de autonomia profissional, em busca de respostas que lhe possam ajudar. Os 5.000Kz mais bem investidos da sua vida!
O seu email será somente usado para os fins indicados.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *